Haroldo Saboia fez saques e depositou verba do fundo partidário em conta pessoal
Política

Haroldo Saboia fez saques e depositou verba do fundo partidário em conta pessoal

Candidato do PSOL ao Senado foi afastado da presidência do partido por suspeita de desvio da verba pública

Um dia depois do Atual7 revelar que o candidato derrotado ao Senado Federal em outubro passado, Haroldo Saboia, é suspeito de desviar o dinheiro do fundo partidário do PSOL estadual para uso próprio, o radical de esquerda rumou para Brasília onde permaneceu mendigando até conseguir, na tarde dessa segunda-feira (23), uma nota de desagravo em seu favor, via secretário de finanças do partido, Francisvaldo Mendes, após alegar que a história de luta do PSOL no Maranhão estaria sendo alvo de ataques na mídia local.

Saboia e sua panelinha maranhense tentam abafar saques feitos por ele na conta da legenda, no apagar das luzes, durante a campanha passada, quando pegou toda a verba do fundo partidário do PSOL e depositou em uma conta própria de campanha.

Ao buscar os recursos para uso no período eleitoral, outros candidatos do partido descobriram toda a movimentação, obrigando-o, somente então, a comunicar à Coordenação de campanha o uso do dinheiro público em benefício pessoal.

Enquanto Haroldo Saboia desfilava com carros de som, cartazes, imóveis e carros alugados com motorista, os candidatos restantes do PSOL ficaram a ver navios, o que gerou indignação entre as lideranças do partido no estado, principalmente em Imperatriz, que chegaram a pedir sua expulsão.

Ao saber que o fato havia chegado ao conhecimento da Executiva Nacional, logo após as eleições, para abafar a revolta, o ex-presidente estadual da legenda foi aconselhado pelos próximos a se afastar do cargo, politicamente apenas, já que não pode ser afastado por completo por ainda não ter entregue os extratos dos gastos de campanha, na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Em contato com com a assessora de imprensa do PSOL Nacional, Leonor Costa, o Atual7 solicitou, com base na Lei de Acesso à Informação, a LAI, os extratos das notas fiscais que serão apresentados por Haroldo Saboia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem