Afastamento de Haroldo Sabóia do PSOL foi por suspeita de desvio do fundo partidário
Política

Afastamento de Haroldo Sabóia do PSOL foi por suspeita de desvio do fundo partidário

Ex-presidente estadual da legenda estaria usado verbas do fundo para pagamento de despesas pessoais

A Executiva Nacional do PSOL decidiu afastar o candidato derrotado ao Senado em outubro passado, Haroldo Sabóia, da presidência estadual do partido, por suspeita de desvio do fundo partidário, dinheiro constituído por verbas públicas e destinado a subsidiar exclusivamente atividades partidárias autorizadas pela Lei 9.096/95.

Em seu lugar, assumiu o médico e professor Antônio Gonçalves, que deixou o cargo para concorrer à Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), passando o bastão para o candidato a vice-governador também derrotado na eleição passada, Odivio da Silva Rezende Neto, o Professor Odivio.

Durante uma investigação feita por membros da legenda, foi descoberto que Sabóia estaria utilizando a verba no aluguel de imóveis e veículos para uso particular.

Apesar de quatro integrantes da panelinha do partido - Franklin Douglas; Wagner Baldez; o próprio Odivio; e sua mulher Fernanda Nina-  tentarem abafar o caso, a descoberta causou indignação, principalmente, em lideranças do PSOL em Imperatriz, que exigem sua imediata expulsão da legenda.

Caso seja comprovada a aplicação do fundo partidário em despesas pessoais, o candidato derrotado ao Senado pode ainda parar da cadeia.

Velho costume

Esta não é a primeira vez que Haroldo Sabóia tem seu nome envolvido em escamoteamento de dinheiro público.

Durante sua passagem pela Câmara Municipal de São Luís na gestão do ex-vereador Ivan Sarney, o quase ex-pesolista foi descoberto publicamente pelo presidente da Casa, em pleno Plenário, alugando uma casa e um carro próprios para ele mesmo, por meio da verba de gabinete.



Comentários 9

  1. odivio rezende neto

    NOTA AO BLOG ATUAL 7

    Em relação à postagem “Afastamento de Haroldo Sabóia do PSOL foi por suspeita de desvio do fundo partidário - Ex-presidente estadual da legenda estaria usado verbas do fundo para pagamento de despesas pessoais”, solicitamos informar aos leitores e às leitoras do Blog Atual 7 que:

    1. Haroldo Saboia foi afastado politicamente da presidência do partido, a pedido, e sob aceitação unânime da Direção Estadual do PSOL – NÃO HOUVE QUALQUER INTERFERÊNCIA DA DIREÇÃO NACIONAL;
    2. Ainda assim, também por consenso, a Direção Estadual aprovou sua continuidade como presidente formal do partido, sendo o responsável, juntamente com o tesoureiro Paulo de Tasso Martins, pela movimentação financeira do partido e representação junto à Justiça Eleitoral – HAROLDO SABOIA CONTINUA A SER O REPRESENTANTE LEGAL DO PARTIDO;
    3. NÃO EXISTE QUALQUER DENÚNCIA FORMALIZADA NA INSTÂNCIA PARTIDÁRIA SOBRE A GESTÃO DE SUAS FINANÇAS;
    4. Não há qualquer investigação sendo feita por membros da legenda; NÃO HÁ QUALQUER APRESENTAÇÃO DE DENÚNCIA AO PARTIDO SOBRE USO INDEVIDO DA VERBA PARTIDÁRIA DO PSOL;
    5. Não há qualquer tentativa de abafar nada por parte de membros da direção estadual do partido, pelo simples motivo que NENHUMA LIDERANÇA DO PSOL DE IMPERATRIZ (ou de qualquer outro município) SUSCITOU, FORMALIZOU OU EXIGIU IMEDIATA EXPULSÃO DE QUALQUER MEMBRO DO PARTIDO.

    Nestes termos, a fim de repor a verdade dos fatos, solicitamos ao editor do blog Atual 7, Yuri Almeida, a reparação à informação dada na equivocada postagem.

    São Luís (MA), 19 de março de 2015.

    Atenciosamente,

    ODÍVIO NETO
    Presidente Estadual do PSOL/MA em exercício

  2. Pingback: Executiva nacional afasta Haroldo Sabóia do PSOL… - Imperatriz - MA

  3. Pingback: Em nota, Psol nega afastamento de | Blog do Robert Lobato

  4. Pingback: Em nota, PSOL nega afastamento de Haroldo Sabóia por desvio do fundo partidário - Imperatriz - MA

  5. Pingback: Em nota, Executiva Nacional do PSOL | Blog do Robert Lobato

  6. Pingback: Em nota, Executiva Nacional do PSOL diz que não há denúncia contra Haroldo Sabóia - Imperatriz - MA

  7. Pingback: Atual7

  8. Pingback: Atual7

  9. Alexandre Correa

    Bom dia.

    Precisamos do contato com o Dr. Carlos Alberto Vieira e Silva - CRMMA-2537, ou sua filha Carla Caroline Vieira e Silva, que encontram-se incomunicável. O Dr. Carlos Alberto foi candidato pelo PSOL em 2016.

    O mesmo está inadimplente em contas de IPTU, aluguel e etc. em residência que ocupa como inquilino na cidade de São Luís.

    Por favor, precisamos de telefones, contatos, ou qualquer forma de comunicação.

    Atenciosamente,

    Alexandre F. Corrêa

Comente esta reportagem