2015: Maranhão chega ao topo do futebol mundial com Fernando Sarney
Política

2015: Maranhão chega ao topo do futebol mundial com Fernando Sarney

Maranhense foi indicado por unanimidade pela Conmebol para ocupar o cargo de membro do Comitê Executivo da Fifa. Posse aconteceu no dia 2 de dezembro, em Zurique, na Suíça

De todos os eventos ocorridos em 2015 com a participação de maranhenses, destaca-se com principal a ascensão do empresário Fernando José Macieira Ferreira Araújo da Costa Sarney, mais conhecido como Fernando Sarney, para a entidade máxima que comanda o esporte mais popular do planeta, o futebol. O feito é inédito em toda a historia desportista do Maranhão.

Vice-presidente Região Norte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney foi indicado por unanimidade pela Confederação Sul­-Americana de Futebol (Conmebol) para substituir o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero - que renunciou - no cargo de membro do Comitê Executivo (ExCo) da Fédération Internationale de Football Association (Fifa), e passou a ser um dos 26 representantes da Fifa no mundo inteiro.

Desportista nato, embora filho do poderoso ex-presidente e ex-senador da República José Sarney (PMDB-AP), o empresário alcançou o cargo por méritos próprios, em reconhecimento ao trabalho já desenvolvido na CBF, onde ingressou em 1998, como assessor especial da Presidência, e é vice-presidente desde 2004. A ascensão de Fernando Sarney para o Exco da Fifa, que é o setor responsável por tomar as principais decisões da entidade que comanda o futebol mundial, é boa não somente para alavancar o futebol maranhense, mas para todo futebol das regiões Norte e Nordeste, pois clubes e federações terão mais apoio.

A posse de Fernando Sarney no Comitê Executivo da Fifa aconteceu no dia dois de dezembro, durante assembleia da Fifa, em Zurique, na Suíça. O maranhense foi condecorado pelo presidente interino da entidade internacional, o camaronês Issa Hayatou, que é também presidente da Confederação Africana de Futebol, colocando o Maranhão, pela primeira vez, no topo do futebol mundial.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem