Mulher de Jerry é quem controla fechamento de contratos do Palácio dos Leões
Política

Mulher de Jerry é quem controla fechamento de contratos do Palácio dos Leões

Lene Rodrigues também deu autoridade a si própria de mexer no dinheiro público da CH-GG sem precisar da autorização do governador

A professora Joslene Silva Rodrigues, que desde janeiro saltou de uma salário de R$ 1.917,78 para um super salário de R$ 13.800, é quem controla as ações administrativa, financeira e orçamentária do Palácio dos Leões, após manobra na estrutura administrativa do Estado por meio da Medida Provisória nº 208.

Márcio Jerry e Lene Rodrigues; cada vez mais donos do governo e do governador do Maranhão
Arquivo Pessoal Oligarquia Márcio Jerry e Lene Rodrigues; cada vez mais donos do governo e do governador do Maranhão

Mulher do secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry Barroso, Lene, como é mais conhecida, é quem decide, por exemplo, quais editais de licitações, bem como quais os contratos, convênios ou ajustes antes celebrados no âmbito da Casa Civil, podem ser feitos ou desfeitos por Flávio Dino (PCdoB). E mais: sem precisar do aval do governador, como acontecia quando o secretário-Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, é quem prestava assistência ao chefe do Executivo estadual.

Sem precisar do aval de Dino, por exemplo, a mulher de Jerry autorizou a si própria, por meio da Portaria n.º 003/2015, a ser ordenadora de despesas das atividades referentes à movimentação dos recursos da CH-GG junto ao Banco do Brasil, tais como solicitar a abertura de contas; efetuar transferências e pagamentos; além de cadastrar, alterar e desbloquear as senhas de contas e sistemas da instituição financeira. Em outras palavras, sem a assinatura de Flávio Dino lhe dando autoridade para o ato, a mulher de Jerry simplesmente decidiu que tem poder para meter a mão no dinheiro público e o que fazer com este.

Já no que tange ao poderes que passou a ter sobre os contratos do governo, um dos exemplos é o de n.º 001/2015, celebrado no dia 31 de julho último. Embora o contrato tenha sido iniciado pela Casa Civil, foi Lene Rodrigues quem fechou em nome de Flávio Dino com a empresa Heringer Táxi Aéreo Ltda o aluguel de duas aeronaves, pelo período de seis meses, ao valor de pouco mais de 5,6 milhões de reais.

Vaidosa, a mulher de Jerry não gostou do extrato ter sido publicado no Diário Oficial do Estado como contrato feito pela Casa Civil, e, em vez de publicar uma Errata, que seria a forma legal, mandou repetir o publicação do extrato, com a informação de que a contratação foi feita diretamente por ela. Diferente de todos os outros contratos assinados por Marcelo Tavares, porém, o contrato com a Heringer não precisou vir acompanhado da assinatura do governador do Maranhão, autorizando a contratação. A assinatura da mulher de Márcio Jerry já estava lá.



Comentários 2

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem