Teresa Murad
Promotoria investiga contratação da Vieira Bezerra pela gestão de Teresa Murad
Cotidiano

Empresa é apontada por força-tarefa da Operação Attalea como de fachada e integrante de organização criminosa que roubou recursos da prefeitura de Anajatuba

A 1ª Promotoria de Justiça de Coroatá converteu uma notícia de fato em procedimento investigatório criminal para apurar a contratação da empresa Vieira Bezerra Ltda (atual F.C.B Produções e Eventos Ltda) pela gestão da ex-prefeita do município, Teresa Murad. Há suspeitas de irregularidades.

Apontada como de fachada e integrante de organização criminosa pela força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e Controladoria-Geral da União (CGU), a empresa tem como proprietário o empresário Fabiano de Carvalho Bezerra.

Em outubro de 2015, ele foi preso pela Operação Attalea, acusado de roubar recursos público da Prefeitura Municipal de Anajatuba, na gestão do então prefeito Hélder Aragão.

Quando celebraram contratos com a empresa de Fabiano Bezerra, ambos eram filiados ao MDB.

Apesar da notícia de fato haver sido aberta desde 2016, a conversão para procedimento investigatório criminal ocorreu somente no mês passado, por determinação da promotora de Justiça Aline Silva Albuquerque.

Embora a investigação esteja tramitando sob sigilo, publicação no Diário Eletrônico do MP-MA informa que Tereza Murad será notificada a respeito da instauração do PIC, para que preste informações ao Parquet no prazo de 10 dias, a contar da data da notificação.

Outro lado

O ATUAL7 tenta contato com Teresa Murad e Fabiano Bezerra, para que se posicionem a respeito das investigações. O espaço está aberto para manifestações.

Teresa Murad irá à Justiça contra calote de Flávio Dino no pagamento de convênios
Política

Obras em Coroatá e em outras cidades do Maranhão estão paralisadas devido ao atraso do repasse

A prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), promete acionar o governador Flávio Dino (PCdoB) na Justiça, na próxima semana, contra o calote aplicado pelo comunista no pagamento dos convênios firmados pelo governo Roseana Sarney para a realização de diversas obras no município. A informação é do ex-secretário de Saúde Ricardo Murad, marido da prefeita, e foi publicada em sua página pessoal no Facebook.

CONVÊNIOSPREFEITOS SÃO HUMILHADOS POR FLÁVIO DINOFlávio dá calote e prejuízo aos municípios ao não pagar convênios...

Posted by Ricardo Murad on Quinta, 5 de novembro de 2015

Sob o título "prefeitos são humilhados por Flávio Dino", o ex-secretário acusou o governador do Maranhão de repassar os recursos dos convênios apenas para prefeitos aliados ao Palácio dos Leões, prática que havia sido denunciada dias antes pela prefeita de Rosário, Irlahi Linhares (PMDB), durante a realização da I Marcha Municipalista do Maranhão, quando denunciou, sem a necessidade de citar nomes, que Dino governo para apenas 17 prefeitos. Para Murad, a estratégia do chefe dos Leões, com isso, é "derrotar adversários e favorecer os candidatos do PCdoB nas eleições municipais do ano que vem".

Alertando que Dino tem a obrigação de cumprir com a sua parte no convênio, Murad chegou a sugerir que outros prefeitos também busquem o caminho da Justiça e assim poderem dar continuidade às obras que estão paralisadas em razão do calote comunista.

— E o que fazer diante dessa arbitrária e ilegal atitude do governador? Os convênios são instrumentos que obrigam Estado e municípios conforme suas cláusulas. Se o Município cumpriu com a sua parte, o Estado tem a obrigação de cumprir com a dele, e se não o fizer caberia aos municípios, preferencialmente através da federação que os representa, acionar o governo de todas as formas, inclusive judicial — destacou.

O ex-secretário de Saúde do Maranhão ainda denunciou que, assim como vem ocorrendo durante este ano, segundo dados oficiais do próprio governo, não há também qualquer apontamento para o pagamento dos convênios para o próximo.

— São milhares de obras e dezenas de milhões de reais em recursos públicos se perdendo. Na proposta orçamentária para o ano de 2016, enviada pelo governador para a Assembleia Legislativa, não tem um real sequer para pagar os convênios com os municípios que o governo tem por obrigação honrar — ressaltou.

No texto, Ricardo Murad atentou ainda ao fato de que todos os prefeitos que estão sendo vítimas do calote aplicado por Flávio Dino deveriam fazer o mesmo que a prefeita de Coroatá, antes do encerramento dos respectivos prazos de vigência de seus convênios, sob o risco de virarem réus em ações na Justiça questionando as inúmeras obras que se encontram inacabadas por depender desse repasse.

Política

Teresa Murad argumenta que Federação não atuou em defesa de municípios que deixaram de receber recursos do Estado para custeio de hospitais

A Prefeitura Municipal de Coroatá, comandada pela peemedebista Teresa Murad, oficializou nesta quinta 17 sua saída da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), comandado pelo prefeito de São José de Ribamar, o neo pedetista Gil Cutrim.

O pedido de desfiliação já foi protocolado.

No documento, a prefeita argumenta que a entidade não atuou em defesa dos municípios que deixaram de receber recursos do governo Flávio Dino para manutenção de hospitais de 20 leitos do programa Saúde é Vida, à exemplo do que ocorreu recentemente no Hospital de Bernardo do Mearim, que fechou devido ao corte do repasse de 100 mil reais mensais por puro revanchismo político do comunista.

“Esta entidade não está cumprindo com seus deveres estatutários, tornando-se submissa aos interesses do governo estadual em detrimento da representação municipal”, diz Teresa Murad.

Ao final do documento, a prefeita de Coroatá propõe "ser fundamental a criação de uma entidade paralela para que honre verdadeiramente com os compromissos e atenda aos interesses dos municípios".

Confira a íntegra do documento abaixo:

Coroatá desfilia-se da Famem e sugere criação de outra entidade