Pedro Araújo
Comunistas derrotados nas urnas ganham emprego na pasta de Márcio Jerry
Política

Nomeações foram feitas no meio de dezembro, mas com efeito retroativo ao 1º dia do mesmo mês

Pelo menos dois filiados ao PCdoB, partido do governador Flávio Dino, que foram derrotados nas urnas nas eleições municipais deste ano, foram empregados pelo Palácio dos Leões na Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), pasta controlada por Márcio Jerry Barroso, que comanda ainda a legenda no estado.

A informação e levantamento é do Blog do Daniel Matos. De acordo com a reportagem, os dados foram obtidos em consulta ao Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA).

Um dos comunistas que recebeu o recado da população nas urnas, mas foi sinecurado logo em seguida pelo governo, foi o candidato a vereador derrotado em Açailândia, Pedro Araújo da Silva. Mesmo com o apoio declarado do Palácio à sua candidatura, ele não obteve votação suficiente para conquistar uma das cadeiras da Câmara do município. Contudo, para não ficar desamparado, foi nomeado pelo governador do Maranhão e pelo chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, para ocupar o cargo de Assessor de Articulação Regional da mesma cidade.

Também filiada ao PCdoB, quem foi consolado pelo Palácio dos Leões após a derrota nas urnas foi a candidata a vice-prefeita de Pirapemas, a professora Idna Maria Hortegal Andrade. Segundo o DOEMA, ela foi nomeada no cargo de Assessora Superintendente de Miranda do Norte.

Todas as nomeações foram feitas a pedido da própria Secap e assinadas no último dia 12, isto é, quase no meio do mês, porém, com efeito retroativo ao 1º dia de dezembro. Desta forma, os filiados ao PCdoB derrotados nas eleições tiveram a garantia do salário de dezembro completinho, completinho.

Candidato a vereador registra em cartório doação de metade do salário caso eleito
Política

Ele desafiou outros candidatos a fazerem o mesmo. Pedro Araújo disputa uma das 17 vagas no legislativo municipal com outros 199 candidatos

No município de Açailândia, uma situação inusitada tem chamado a atenção da população local. Candidato a vereador pela coligação “Para o Trabalho Continuar”, o gerente-administrativo Pedro Araújo (PCdoB) propôs a doação de metade de salário de vereador caso seja eleito. A informação é do Maranhão em Foco.

Pedro Araújo mostra termo de declaração pública de que doará metade de seu salário para entidades sociais de Açailândia, caso seja eleito
Maranhão em Foco Compromisso Pedro Araújo mostra termo de declaração pública de que doará metade de seu salário para entidades sociais de Açailândia, caso seja eleito

Segundo o documento protocolado pelo candidato, a doação será feita à instituições de caridade durante todo o mandato parlamentar, que é de quatro anos, por meio de sorteio e rodízio.

O compromisso foi registrado em cartório, na última segunda-feira 22, por meio de uma “Declaração Pública”.

Ao comentar sobre a proposta, o comunista aproveitou para desafiar os demais candidatos, principalmente os que disputam a reeleição, a também doarem metade de seus salários para instituições de caridade de Açailândia.

“Eu penso que o salário de um vereador deveria ser diminuído, mas para que isto ocorresse teria de ser apresentado um projeto e, eventualmente, passar pela aprovação de todos [da Câmara]. A mudança precisa começar por cada um fazendo sua parte, por isto meu compromisso de doar 50% do meu salário para que seja devidamente utilizado para o bem do povo. E vamos fiscalizar como o dinheiro será utilizado pelas entidades para garantir que o recurso será aplicado da forma devida. Inclusive, proponho aos colegas que disputam uma vaga, principalmente os já eleitos, que tomem a mesma atitude”, disse.

Pedro Araújo concorre à Câmara Municipal de Açailândia junto com outros 199 candidatos a uma das 17 vagas no Poder Legislativo municipal.