Construtora Cardoso Ltda
Dom Pedro: MP abre investigação contra Hernando Macedo
Política

Processo diz respeito à contratação da Construtora Cardoso. Inquérito foi instaurado na primeira semana de abril deste ano

O Ministério Público do Maranhão instaurou inquérito civil contra o ex-prefeito de Dom Pedro, Hernando Dias de Macedo (PCdoB), para apurar suposto ilícito que teria sido praticado pelo comunista, durante sua passagem pelo Executivo municipal.

A abertura da investigação foi feita pela promotora de Justiça Ariadne Dantas Meneses, na primeira semana de abril deste ano, e diz respeito à contratação da Construtora Cardoso Ltda, para locação de veículos.

Segundo a Promotoria, em vistoria realizada na garagem da Prefeitura Municipal de Dom Pedro, constatou-se absoluta ausência de controle sobre os veículos, os quais, em sua maioria, não estavam custodiados no local. Apesar disso, sustenta a promotora Ariadne Meneses, o comunista prorrogou o contrato com a Construtora Cardoso e, mesmo formalmente solicitado, nunca encaminhou ao MP-MA os processos licitatórios referentes a essas contratações.

Dentre os procedimentos já adotados pelo Parquet estão o envio de cópia da Portaria sobre essa investigação para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Maranhão, solicitando a identificação dos proprietários dos veículos mencionados nos contratos entre a prefeitura e a construtora.

Além do Detran-MA, a própria Construtora Cardoso recebeu cópia da Portaria, e a solicitação da relação completa de todos os veículos locados à prefeitura de Dom Pedro, identificados por placa, chassi e proprietário.

Também foram requisitados, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), dados do processo licitatório referente a todos os contratos de locação de veículos informados nas prestações de contas do Prefeito de Dom Pedro, entre os anos de 2013 a 2016.