Cadet
Maranhão

Buraco feito em uma das celas da Cadet já tinha cerca de um metro de profundidade e quatro de comprimento

Buraco feito pelos presos já tinha cerca de quatro metros de comprimento
WhatsApp/Atual7 Tá virando rotina Buraco feito pelos presos já tinha cerca de quatro metros de comprimento

Agentes penitenciários descobriram por acaso, por volta das 11h deste domingo (7), um túnel de cerca de um metro de profundidade e quatro de comprimento na cela 5, do Bloco B, da Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Por sorte, o buraco ainda estava na área interna da unidade prisional, o que evitou uma fuga em massa.

Esse é o terceiro túnel encontrado por acaso em Pedrinhas, em menos de um mês.

Na última quinta-feira (4), foi descoberto um túnel de cerca de 50 centímetros de profundidade no banheiro da cela 3 do Centro de Triagem. Semanas antes, agentes penitenciários já haviam descoberto um outro túnel, de aproximadamente três metros de profundidade, sob um beliche da cela 1 do Pavilhão F1, quando também foram encontrados e apreendidos 11 celulares e diversos carregadores, armas de fabricação caseira, além de um revólver calibre 38 e 19 munições.

No sábado, dois detentos - identificados como Antonio Moacir da Silva Moares e Pedro Wilquirson Marcelo da Silva - conseguiram fugir de uma das casas do complexo penitenciário. Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) informou que apenas um preso havia fugido e que o outro teve a tentativa frustada pelo Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), mas evitou informar como se deu a fuga.

Um policial, que não quis se identificar, informou ao Atual7 que a quantidade de túneis escavados pelos presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas num período curto de tempo pode estar ligada a "vistas grossas", "falta de revista sistemática" e "acordos com presos" que voltaram a ser feitos dentro da unidade prisional.

Apesar da descoberta ter sido feita na manhã de hoje, a Sejap estranhamente ainda não se pronunciou oficialmente sobre o novo túnel.