Análio Júnior
Caravana ID Jovem chega ao município de Caxias
Política

Programa poderá beneficiar mais de 20 mil jovens. Articulação com Assis Filho foi feita diretamente por Análio Júnior

O programa do governo federal Caravana Identidade Jovem foi lançado em Caxias, na última sexta-feira 28, dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

A solenidade contou com a presença do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, e foi prestigiada pelo coordenador municipal de Juventude, Análio Júnior, além de diversas outras autoridades do município. Dezenas de jovens da própria cidade e dos municípios de Aldeias Altas e de Codó participaram do evento.

Para Análio Júnior, o sentimento de levar a Caravana ID à Caxias é de dever cumprido. Há cerca de um mês, ele já havia confirmado a articulação pelo lançamento do programa no município.

“É um sentimento de dever cumprido em está trazendo a Caravana ID Jovem para Caxias, trazendo as políticas públicas para a nossa população jovem. E nós da coordenação de juventude, juntamente com o prefeito de Caxias, nós queremos que a Caravana seja ampliada. Vamos formar uma comissão fiscalizadora, com representantes do poder público municipal, com representantes da sociedade civil para fiscalizar e que o direito da juventude seja garantido”, disse.

Segundo Assis Filho, o programa federal irá beneficiar mais de 16 milhões de jovens em todo o país. Destes, mais de 20 mil são de Caxias.

“Nós estamos buscando efetivar o Estatuto da Juventude que é a Lei Federal 12. 852/13. O Governo Federal lançou o programa há seis meses e vai beneficiar mais de 16 milhões de jovens de 15 a 29 anos. Aqui em Caxias, nós temos mais de 20 mil jovens que podem ser beneficiados pelo programa. O acesso ao ID Jovem é gratuito. Você pode baixar o aplicativo no seu telefone, você pode ir ao Site da Caixa Econômica ou nas instituições aqui da cidade para gerar a sua Identidade Jovem”, explicou o secretário Nacional de Juventude.

Maranhão

Programa será lançado no município no próximo mês. Articulação foi feita entre Análio Júnior e Assis Filho

A Caravana do Programa ID Jovem deve chegar ao município maranhense de Caxias no dia 25 de julho, com o objetivo de oferecer maior acesso a cultura, esporte, lazer e viagens. A ação foi uma busca do coordenador municipal de Juventude, Análio Júnior, para atender pessoas com idade entre 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social.

A data do lançamento foi fechada durante contatos de articulação entre Análio e o secretário nacional de Juventude, Assis Filho.

“A Coordenação da Juventude tem procurado novas perspectivas de atuação e, numa delas, articulamos junto ao secretario Assis Filho a vinda da Caravana do ID Jovem para Caxias. Desta forma e, com o apoio irrestrito do prefeito Fábio Gentil, buscamos ações que serão diferenciais para nossos jovens”, destacou o coordenador municipal.

Em Caxias o programa deve atende mais de 25 mil jovens.

Os benefícios do programa são: meia entrada em teatro, shows e eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e ainda duas vagas com 50% em viagens interestaduais. Os jovens de baixa renda são isentos do pagamento da taxa para emissão da carteirinha de identidade estudantil.

Atleta da Seleção de Beach Handball visita Coordenação de Juventude
Maranhão

Eloine Rocha de Sousa manteve diálogo proveitoso com o titular da pasta, Análio Júnior. Visita aconteceu na última sexta-feira 31

A Coordenação Municipal de Juventude de Caxias recebeu, na manhã da última sexta-feira 31, a visita ilustre da atleta caxiense Eloine Rocha de Sousa, de 17 anos, que integra a Seleção Feminina Beach Handball (ou Handebol de Areia).

eloine-rocha-de-sousa-analio-junior-caxias-2

Em um diálogo proveitoso com Eloine e seu tio e ex-treinador, a nova coordenação, sob o comando do radialista e blogueiro Análio Júnior, teve conhecimento da trajetória da jovem que já traz consigo uma evolução significante em pouco mais de um ano.

Eloine Rocha aderiu ao Handebol logo aos 13 anos, com o acompanhamento do professor Chiquinho na Escola José Castro, em Caxias. Em janeiro de 2016, ela se profissionalizou por meio do intercâmbio entre Caxias e Teresina, pelo Professor Paulão, ingressando-a para o clube piauiense G.H.C/CAIC.

A Atleta caxiense se destacou e ganhou reconhecimento ainda no mesmo ano, sendo que, em novembro, foi selecionada para o campeonato Brasileiro de Beach Handball feminino, pelo time IFPI, logo depois chegando a ser convocada pela primeira vez a integrar o grupo da Seleção Brasileira, que foi vice-campeã no Pan americano realizado no Paraguai.

Fábio Gentil escolhe Análio Júnior para a Secretaria adjunta de Juventude
Política

Posse do jovem radialista e blogueiro para o comando da pasta foi aprovada pela população de Caxias

O prefeito eleito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), escolheu o jovem radialista e blogueiro Análio Gonçalves dos Santos Júnior para comandar a Secretaria adjunta de Juventude do município. A pasta será subordinada à secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo — fusão feita em razão do enxugamento da máquina administrativa por meio da fusão das secretarias —, que tem como titular Arthur Quirino.

A cerimônia de posse aconteceu nessa segunda-feira 2.

Natural do próprio município e filiado ao partido de Gentil, Análio Júnior foi candidato a vereador de Caxias nas eleições de outubro do ano passado. Antes de fazer parte do grupo do prefeito eleito, ele chegou a ser aliado do ex-prefeito da cidade e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), com quem rompeu há pouco mais de ano antes das eleições municipais.

De histórico destacado na juventude local desde o período em que coordenou gincanas e fez parte de lutas estudantis, ele teve a escolha de seu nome para a pasta aprovada pela população caxiense.

Em resposta a diversas publicações nas redes sociais elogiando a sua indicação, Análio se comprometeu a lutar junto aos governos estadual e federal pela implantação de programas e projetos voltados para a juventude de Caxias. Segundo ele, o setor estava abandonado há anos, por falta de interesse do prefeito anterior, Léo Coutinho (PSB).