AMB
Gervásio Santos é derrotado em eleição para Presidência da AMB
Política

Com derrota, juiz maranhense deve voltar para a 6ª Vara Cível de São Luís. Ele foi vencido pelo juiz paulista Jayme de Oliveira

O juiz maranhense Gervásio Protásio dos Santos Júnior – da Chapa 3, “AMB de Magistrado para Magistrado” – foi derrotado pelo juiz paulista Jayme Martins de Oliveira Neto – da Chapa 1, “AMB Forte Independente e Representativa” –, na votação pela internet, por carta e pessoalmente para a escolha dos Conselhos Executivo e Fiscal da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), para o triênio 2017-2019.

O resultado das urnas foi divulgado no final da noite da última sexta-fera 11.

Apoiado pelo juiz João Ricardo dos Santos, que é atual presidente da AMB, Gervásio Júnior recebeu apenas 5.219 votos, contra 5.537 votos computados para o magistrado Jayme de Oliveira. O terceiro e último colocado foi o juiz Michel Curi e Silva, da Chapa 2, “Magistrados Independentes”, que contabilizou 324 votos. Brancos e nulos totalizaram, respectivamente, 59 e 43 votos.

Ao todo, 11.182 juízes e desembargadores filiados participaram da eleição da entidade, maior associação de magistrados do mundo.

Com a derrota, Gervásio Santos deve agora finalizar o seu quarto mandato na Presidência da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) – para onde foi eleito pela primeira vez em 2006 e ficará até janeiro do próximo ano – para, então, retornar ao batente, na 6ª Vara Cível de São Luís, de onde é juiz titular.

Essa é a segunda derrota do juiz maranhense na disputa pela Presidência da AMB. A primeira ocorreu em 2010, quando ele perdeu para o desembargador Henrique Nelson Calandra, do Tribunal de Justiça de São Paulo.