André Fufuca assume comando interino da Câmara por nove dias
Política

André Fufuca assume comando interino da Câmara por nove dias

Progressista ocupará o posto durante votação de temas importantes, como a reforma política e nova taxa de juros do BNDES

O deputado federal maranhense André Fufuca (PP) assumirá oficialmente como presidente interino da Câmara, a partir deste domingo 27.

Segundo vice da Casa, ele ocupará a função por nove dias. O primeiro vice, Fábio Ramalho (PMDB-MG), viajará com o presidente da República Michel Temer (PMDB) à China. E o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá interinamente o Planalto. É a segunda vez que Fufuca assume o posto, em pouco mais de um mês.

Diferente do último maranhense que assumiu o comando da Câmara Baixa, o desastroso deputado Waldir Maranhão (PTdoB), Fufuca é conhecido do estado e em Brasília pelo seu prestígio e articulação política, além de ser ficha limpa.

Ciente da responsabilidade, o progressista já teve uma reunião com integrantes da Mesa Diretora da Casa para definir algumas pautas, dentre elas a da votação da polêmica reforma política e da nova taxa de juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Será também Fufuca quem comandará, na próxima terça-feira 29, juntamente com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais a 16 projetos de lei, inclusive a dispositivos do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 incidentes sobre iniciativas dos parlamentares de aumentar a lista de despesas prioritárias do orçamento deste ano, como obras que deveriam ser consideradas prioritárias durante a execução orçamentária.

Há ainda a possibilidade de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresente nova denúncia contra Temer durante a permanência de Fufuca na Presidência da Câmara. Na primeira denúncia, bloqueada pela Casa no início deste mês, Janot acusou Temer de corrupção passiva.



Comente esta reportagem