Famem e bancada do MA acertam com Temer saída para corte do Fundeb
Política

Famem e bancada do MA acertam com Temer saída para corte do Fundeb

Comissão integrada pelo senador Roberto Rocha e pelos deputados Juscelino Filho e Hildo Rocha foi montada para fundamentar o mecanismo legal

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, parte dos deputados federais e os três senadores maranhenses estiveram reunidos com o presidente Michel Temer (PMDB), nesta terça-feira 11, para tratar sobre o corte de R$ 224 milhões do Fundeb do estado.

No encontro, ficou acertado que a saída para a crise seria a antecipação de quase R$ 170 milhões, por meio de uma brecha jurídica, resultante da compensação do segundo semestre, como forma de amortizar os problemas financeiros do Estado e dos municípios.

Uma comissão integrada pelo senador Roberto Rocha (PSB) e pelos deputados Juscelino Filho (DEM) e Hildo Rocha (PMDB) foi formada para fundamentar o mecanismo legal, que irá permitir essa antecipação da compensação do Fundeb.

A previsão deliberação da verba é para até o final deste mês.

Também participaram do encontro os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Mendonça Filho (Educação) e Sarney Filho (Meio Ambiente). Os municípios maranhenses foram representados por diversos prefeitos participantes da comissão especial que acompanhou a Famem.



Comente esta reportagem