Ministro derruba afastamento de Aécio e nega pedido de prisão
Política

Ministro derruba afastamento de Aécio e nega pedido de prisão

Tucano é alvo de investigações com base na delação premiada da JBS. Ele é acusado pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta sexta-feira 30, restabelecer o mandato parlamentar do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Na mesma decisão, o magistrado negou um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o tucano.

Aécio Neves havia sido afastado do cargo desde maio, por determinação do ministro Edison Fachin, relator da Lava Jato no STF, após a Operação Patmos, fase da Lava Jato baseada nas delação da JBS. A PGR apontou risco de o senador usar seu poder para atrapalhar as investigações e havia pedido a prisão de Aécio. No entanto, Fachin entendeu que a Constituição proibia a prisão do parlamentar e determinou apenas o afastamento.

O caso de Aécio ficou com o ministro Marco Aurélio após Fachin fatiar as investigações da delação da JBS. A defesa de Aécio havia entrado com um recurso no Supremo e, desde então, ele aguardava uma decisão para saber se poderia retomar as atividades de senador.

Também foram derrubadas por Marcelo Aurélio outras restrições aplicadas ao senador do PSDB, como a proibição de falar com outras pessoas investigadas junto com ele – como sua irmã, Andrea Neves – e também de deixar o país.



Comente esta reportagem