Luciano garante permanência do curso de medicina em Pinheiro
Política

Luciano garante permanência do curso de medicina em Pinheiro

Anúncio foi feito ontem, em Brasília. Articulação contou com o apoio dos deputados André Fufuca e Waldir Maranhão

O prefeito do Pinheiro, Luciano Genésio (PP), recebeu do ministro da Educação, José Mendonça Filho, a garantia de que o curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no campus do município não será desativado. O anúncio foi feito em reunião de trabalho, nesta quarta-feira 31, em Brasília. Articularam o encontro os deputados federais André Fufuca e Waldir Maranhão.

Segundo o ministro, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) desembarcará em Pinheiro, nas próximas semanas, para realizar uma audiência pública com os universitários e professores. A comissão será coordenada pelo secretário de Educação Superior, Paulo Monteiro, e pelo secretário de Desenvolvimento da Educação, Silvio José.

A reitora da UFMA, professora Nair Portela, também deverá participar da reunião. O objetivo é ouvir estudantes e corpo docente para encontrar soluções urgentes para retirar o curso da situação de precariedade.

Há quase um ano, estudantes de Medicina da região da Baixada Maranhense vêm usando as redes sociais para denunciar o sofrimento com inúmeros problemas de ordem estrutural, tais como falta de professores e de laboratórios.

Devido a esta situação, a reitoria da UFMA chegou a cogitar a possibilidade de retirar o curso do campus de Pinheiro e transferi-lo para São Luís. Caso essa possibilidade se concretizasse, os universitários, principalmente pinheirenses e moradores de cidades próximas, seriam prejudicados.

“Trata-se, sem nenhuma dúvida, de uma grande vitória. A retirada do curso do campus de Pinheiro iria prejudicar centenas de universitários, principalmente os que residem na Baixada. Felizmente, com o apoio do Waldir e do André, obtivemos do ministro Mendonça Filho a garantia de que o campus pinheirense da UFMA continuará com o seu curso de Medicina”, comemorou Luciano Genésio.



Comente esta reportagem