Desembargador põe inquérito criminal contra Márcio Jerry sob sigilo
Política

Desembargador põe inquérito criminal contra Márcio Jerry sob sigilo

Secretário é suspeito de corrupção passiva. Segredo judicial barra conhecimento público sobre o andamento das investigações

Está sob sigilo de Justiça o inquérito criminal instaurado pela Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) contra o secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry Saraiva Barroso, por suposta corrupção passiva.

A informação foi confirmada ao ATUAL7, nessa terça-feira 29, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo. Segundo ele, o sigilo foi colocado por determinação do desembargador — de nome não revelado — que passou a ser responsável pelo caso. Como Jerry tem foro privilegiado por ser secretário de Estado, os autos contra ele foram enviados ao Tribunal de Justiça do Maranhão.

“O inquérito foi concluído em fevereiro de 2017 e encaminhado ao TJ, onde tramita sob segredo de Justiça, por ordem do próprio desembargador relator”, disse.

Não há informação, no entanto, sobre o resultado das investigações contra a ex-secretária especial do governador Flávio Dino, Simone Limeira, alvo do mesmo inquérito por suspeita de cobrança e recebimento de propina. Como ela não tem foro, as investigações contra ex-assessora do Palácio dos Leões podem permanecer sob a responsabilidade da juíza Patrícia Marques Barbosa, da 4ª Vara Criminal de São Luís. Foi a magistrada que, em atendimento a pedido da promotora Moema Viana Pereira, da 30ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade, determinou a entrada da Seccor no caso.

As investigações contra Márcio Jerry e Simone Limeira foram reveladas pelo ATUAL7 no início desta semana. Apesar de ambos negarem as suspeitas de cometimento de crime e afirmarem já haver prestado esclarecimentos, o sigilo judicial nas investigações e a não divulgação do nome do desembargador que determinou esse sigilo levantam suspeitas.

Pela legislação, o caso poderia tramitar de forma pública, principalmente por se tratar de caso envolvendo suposto crime de funcionário público contra a administração geral. O sigilo é uma prerrogativa que cabe ao magistrado decidir, em tese, quando há risco do investigado de desfazer ou destruir provas. No bastidor, porém, são fortes os comentários de que a decisão teria sido tomada para proteger o andamento das investigações contra Jerry de possível conhecimento da população.

O secretário de Comunicação é pré-candidato a deputado federal em 2018.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem