Reforma da Previdência é aprovada por comissão com voto de Júnior Marreca
Política

Reforma da Previdência é aprovada por comissão com voto de Júnior Marreca

Texto define idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com exigência de 25 anos de contribuição

Depois de substituir parlamentares contrários e acenar com liberação de emendas, o governo Michel Temer ensaiou a votação de plenário e conseguiu aprovar na comissão especial, nesta quarta-feira 3, o texto-base da Reforma da Previdência, por 23 votos a 14.

Entre os deputados federais que votaram a favor da Reforma está o maranhense Júnior Marreca. Ele seguiu orientação do partido, o PEN.

Painel com o resultado da votação do texto-base da Reforma da Previdência. Foto: George Marques‏
George Marques‏ Aprovado Painel com o resultado da votação do texto-base da Reforma da Previdência.

No texto aprovado, a idade mínima para concessão da aposentadoria ficou fixada em 65 anos para homens e 62 para mulheres. O tempo de contribuição para ter direito ao benefício integral, inicialmente estipulado em 49 anos, ficou fixado em 40 anos de trabalho comprovado. Além disso, pelo texto, o tempo mínimo de contribuição sobe de 15 para 25 anos.

Ao final da votação, o presidente Michel Temer agradeceu ao relator da matéria e aos demais deputados da base. “Se não reformarmos hoje, pagaremos amanhã o elevado preço de adiar decisões fundamentais”, disse, por meio de nota lida pelo porta-voz da Presidência da República, o diplomata Alexandre Parola.

Já a oposição, ainda durante o momento da votação, ciente da derrota, entoou refrão do samba “você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão”.

A matéria agora vai a plenário, mas ainda não há data para essa votação.



Comente esta reportagem