PSOL garante que não apoia anulação de delação da JBS
Política

PSOL garante que não apoia anulação de delação da JBS

Partido encaminhou nota após conhecimento de que deputado Glauber Braga aparece entre os que assinam o documento na Câmara

A Executiva Nacional do PSOL garante que, apesar de constar o nome do deputado Glauber Braga (RJ) no documento em tramitação na Câmara dos Deputados, não apoia a proposta apresentada à Mesa Diretora da Casa que tem o objetivo de criar uma pressão a favor da anulação da delação firmada pelo empresário Joesley Batista e por outros executivos da JBS com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Esclarecemos que o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), não apoia nem apoiou a matéria veiculada pelo blog ATUAL 7 dia 25/05/17, sobre a anulação da delação da JBS”, diz nota assinada pelo presidente nacional do partido, Luiz Araújo.

Anulação da delação

A proposta foi apresentada por líderes partidários na última terça-feira 23.

Sob o pretexto de que pretendem apenas investigar possíveis irregularidades praticadas nos mercados financeiro e de capitais nacionais pelo Grupo J&F e suas empresas, incluindo a JBS, o documento prevê a revisão do acordo de delação premiada entre a PGR e a maior processadora de carne do país.

“Não podemos permitir que tal ‘crime perfeito’ se concretize. (...) Há que se rever a colaboração premiada negociada junto à Procuradoria-Geral da República e homologada pelo Supremo Tribunal Federal, além das bases do acordo de leniência ainda em andamento”, diz o documento.

Ocorre que, no ano passado, em articulação de bastidor semelhante, durante votação do pacote de propostas contra a corrupção, o Congresso tentou, sem sucesso, aprovar anistia aos alvos da Lava Jato em meio às notícias sobre a delação da Odebrecht, que também atingiu em cheio o mundo político.

Dentre os que assinaram a proposta que pressiona pela anulação da delação da JBS, pelo Maranhão, estão os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Júnior Marreca (PEN) e Cléber Verde (PRB).



Comente esta reportagem