Wellington lamenta redução no orçamento da Secretaria da Mulher
Política

Wellington lamenta redução no orçamento da Secretaria da Mulher

Progressista defendeu que as mulheres maranhenses precisam de políticas públicas e não de propaganda

O deputado Wellington do Curso (PP) lamentou durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira 8, Dia Internacional da Mulher, que o governador Flávio Dino (PCdoB) tenha reduzido o orçamento da pasta que cuida das políticas enfrentamento das desigualdades e a defesa dos direitos das mulheres e aumentado o dinheiro destinado para a secretaria que cuida da publicidade e propaganda de seu governo na internet, rádio e impressos.

Ele lembrou que, durante a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) deste ano, apresentou diversas emendas para que fosse retirado parte da verba da comunicação e o dinheiro fosse remanejado para outros mais importantes e que realmente beneficiariam a população. O assunto já havia sido abordado mais cedo pelo ATUAL7.

“No Orçamento de 2016, havia R$ 9,141 milhões destinados à Mulher. Em 2017, houve uma redução significativa de 62,5%. O orçamento caiu para R$ 3,430 milhões. Essa redução é questionável, já que a proteção à mulher ainda é deficiente em nosso Estado. Enquanto o orçamento Mulher cai, o da Comunicação aumenta. Encaminhamos solicitação de remanejamento, mas nada foi feito. Fizemos isso porque a população não entende, e nem nós, o motivo pelo qual a Comunicação tem mais de 58 milhões enquanto que a Secretaria da Mulher, de grande importância social, recebe menos de 4 milhões. As mulheres de nosso Maranhão precisam de políticas públicas e não de propaganda”, afirmou Wellington.

Na oportunidade, o progressista defendeu dois projetos de lei de sua autoria que beneficiam as mulheres maranhenses. São propostas que, se aprovadas pela Casa e sancionadas pelo governador do Maranhão, implicarão no combate à violência obstetrícia e, ainda, na remoção da agente de segurança pública durante o período de gestação ou de aleitamento materno.

“Apresentamos propostas que implicam em políticas públicas para as nossas guerreiras. Uma delas é de combate à violência obstetrícia, que tem feito vítimas em todo o Maranhão. A mulher, no momento do parto, deve ser protegida e quaisquer atos de maus tratos devem ser combatidos. A outra proposta prevê o deslocamento das nossas agentes de segurança pública durante o período de gestação ou de aleitamento materno. Esse deslocamento será para unidade de trabalho próxima de sua residência durante o período de gestação. São projetos que beneficiam nossas mulheres”, garantiu.



Comente esta reportagem