Investigação contra Geraldo Castro é encaminhada para o MPF
Política

Investigação contra Geraldo Castro é encaminhada para o MPF

Ex-secretário de Educação de São Luís teria utilizado indevidamente verba federal destinada para a merenda escolar

O Ministério Público do Maranhão encaminhou para ao procurador-chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Maranhão, Juraci Guimarães Jr., investigação aberta contra o ex-secretário municipal de Educação de São Luís, professor Geraldo Castro Sobrinho.

Então titular da pasta controlada pelo PCdoB, Geraldo teria utilizado dinheiro público da merenda escolar de forma ilícita, motivando o Parquet a abrir o procedimento investigatório contra ele, por improbidade administrativa.

Contudo, no decorrer das investigações, a promotora Moema Figueiredo Viana Pereira, que cuida da 1.ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, encontrou o uso possivelmente irregular do dinheiro do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Por se tratar de verbas federais transferidas automaticamente para a execução do programa, que não se incorporam ao patrimônio municipal administrado pela Prefeitura de São Luís, a promotora declinou da atribuição.

encaminhamento-investigacao-geraldo-castro-mpf

A declinação foi feita desde o final de janeiro deste ano. O encaminhamento foi feito no dia 10 de fevereiro último.

Desde a revelação da investigação em nível estadual, ainda em 2016, o ATUAL7 procurou o ex-secretário de Educação de São Luís para que se manifestasse sobre o caso. Apesar das insistentes tentativas, ele nunca se pronunciou.

Além desse processo, Geraldo Castro é ainda investigado em pelo menos em três outros, todos por possível malversação de dinheiro público. A suspeita de dilapidação ao erário, em todos os processos, ultrapassa a quantia de R$ 50 milhões.



Comentários 3

  1. Maria

    Por que o MP também não investiga a relação entre a prefeitura e a empresa fornecedora da merenda a SP Alimentos,,dada a relação desta com as administrações em que tem contrato, pelo menos é o que lê na imprensa nacional, basta fazer uma pesquisa na Web para isso,;sem falar no escândalo da máfia da merenda escolar ocorrido em São Paulo. Outro mistério é que a Semed fez uma licitação no dia sete de dezembro para contratação de empresa para o fornecimento da merenda saiu o resultado no diário oficial depois de 2 meses só que até hoje a suposta vencedora nunca apareceu nas escolas, e a SP continua lá outra coisa que precisa ser averiguada é o cardápio que tem uma qualidade duvidosa, mingau de arroz, arroz com moela, biscoito de água e sal também de qualidade duvidosa eu vou fotograr cada dia a merenda escolar enviar para o Mec ou o Tcu para que eles digam se está tudo normal, mas fica a pergunta para Moacir se não era para substituir a SP, que já está 14 anos, porque então houve a licitação? Só para passar a imagem de probidade PARA a gestão de Holanda Jr.

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: MP abre investigações contra Geraldo Castro a pedido de Moacir Feitosa | Marcelo Vieira - Política comentada e atualidades

Comente esta reportagem