Hildo quer que Famem cobre repasses da saúde cortados por Flávio Dino
Política

Hildo quer que Famem cobre repasses da saúde cortados por Flávio Dino

Deputado lamentou suspensão dos repasses pelo comunista. Ele lembrou que Roseana repassava até R$ 100 mil para ajudar no funcionamento de pequenos hospitais

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) enfatizou, durante discurso na Câmara dos Deputados, que a Federação Maranhense dos Municípios (Famem) deve cobrar do governador Flávio Dino (PCdoB) os recursos da saúde que foram tirados dos municípios pelo governo comunista, e não restringir-se a buscar essa verba apenas junto ao governo federal.

A entidade é comandada desde o mês passado pelo prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), aliado de Dino.

“Como ex-prefeito que sou, sei das dificuldades que os municípios enfrentam para oferecer saúde pública digna para o povo, principalmente no nosso estado. Eu vi os prefeitos solicitarem do governo federal o aumento da per capta da saúde pública do Maranhão. É justo, é correto. Eu entendo que os prefeitos e prefeitas tem de cobrar do governo federal. Mas eu gostaria que, com a mesma força, com a mesma veemência, o presidente da Famem cobrasse do governador Flávio Dino o retorno imediato dos repasses do Fundo Estadual para os Fundos Municipais”, enfatizou Rocha.

De acordo com o peemedebista, durante o governo da correlegionária Roseana Sarney, o estado repassava para boa parte dos municípios até R$ 100 mil, mensalmente, para ajudar no funcionamento de pequenos hospitais. Ele lamentou, ainda, que uma das primeiras providências de Flávio Dino, ao assumir o comando do Estado, foi suspender esses repasses.

“Há dois anos que o governador não repassa os recursos do fundo a fundo. Que ele pague o que está devendo porque muitas prefeituras estão endividadas por falta desses recursos. Que ele volte a pagar mensalmente os municípios do Maranhão”, cobrou o deputado.



Comente esta reportagem