Relatório do Unicef aponta avanços no governo Roseana Sarney
Política

Relatório do Unicef aponta avanços no governo Roseana Sarney

Levantamento mostrou melhorias nos setores da saúde e educação durante o último ano de governo da peemedebista

Relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nessa quarta-feira 30, apontou avanços significativos para o público infantil do estado durante a gestão da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).

Os dados são referentes ao período de 2011 a 2014, último ano de governo da peemedebista. Para o levantamento, foram realizadas 3.623 buscas ativas sobre a situação de crianças e adolescentes no estado. No total, 148 municípios maranhenses integraram a pesquisa.

Entre os fatores apontados pela Unicef como índices considerados positivos está o da taxa de mortalidade infantil. De acordo com os dados apresentados, enquanto nos municípios maranhenses a taxa de mortalidade infantil melhorou 7% entre 2011 e 2014, a evolução no restante do país foi abaixo, de 5,2%.

De acordo com o Unicef, o acesso ao pré-natal aos maranhenses aumentou em 32,7%, média bem superior à contabilizada no mesmo período no país, que foi de apenas 5,4%. Ainda sendo os dados, a proporção de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 28,1% para 37,3%.

Outro serviço que apresentou melhorias entre os anos de 2011 e 2014 no Maranhão foi o registro das crianças. O percentual de bebês de até um ano de idade registradas no território estadual aumentou 4%, enquanto que no restante das cidades brasileiras este crescimento foi de apenas 1,1%. Entre 2011 e 2014, ainda segundo o Unicef, o percentual de crianças registradas passou de 85,5% para 89%.

Educação

O Maranhão também apresentou dados relevantes entre os anos de 2011 e 2014 quanto à educação. Segundo o levantamento do Unicef, a distorção idade-série entre os municípios inscritos no estado do Maranhão caiu em 9,2%, enquanto que em outras cidades brasileiras, a queda foi de 7,9%.

Embora utilize quase que diariamente as redes sociais para sustentar o discurso de que recebeu uma terra arrasada, o atual governador do Maranhão, Flávio Dino, deverá, obrigatoriamente, apresentar estes dados sobre os avanços nas áreas da saúde e educação infantis durante o último ano de governo de sua adversária política. As informações serão prestadas nesta sexta-feira 2, no Palácio dos Leões, a partir das 9 horas, durante a premiação intitulada Selo Unicef.

Além de Dino, o evento contará, ainda, com a presença do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; da coordenadora do escritório do Unicef em São Luís, Eliana Almeida; e de integrantes da sociedade civil.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem