Mesmo após ‘canetada’, praias de São Luís e Ribamar voltam a ficar poluídas
Política

Mesmo após ‘canetada’, praias de São Luís e Ribamar voltam a ficar poluídas

Todos os 21 pontos da orla marítima apresentaram plenas condições de balneabilidade apenas durante o período eleitoral

Apesar da ‘canetada’ do Palácio dos Leões, laudo semanal de balneabilidade, divulgado nessa sexta-feira 23 pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA), mostra que as praias de São Luís e São José de Ribamar voltaram a ficar poluídas.

De acordo com o novo levantamento, dos 21 pontos coletados, apenas 12 estão com níveis de balneabilidade aceitáveis, isto é, próprios para banho. O aferimento foi feito entre os dias 14 e 18 do mês de dezembro.

Os locais impróprios, segundo o LAA, estão localizados na Praia de São Marcos, em frente ao Ipem e na Foz do Rio Calhau; Praia do Meio, em frente ao Bar Capiau; e o Araçagi, em frente ao bar do Isaac. Na Ponta D'areia, apenas o ponto localizado ao lado do Forte Santo Antônio apresenta níveis de balneabilidade aceitáveis, tendo todo o restante - em frente ao Edifício Herbene Regadas; atrás do Hotel Praia Mar; atrás do Bar do Dodô; em frente à Praça de Apoio ao Banhista; e em frente ao Hotel Brisa Mar - impróprio para banho.

Além de quase metade dos pontos aferidos voltarem a ficar impróprios para o banho, o governo ainda deixou de divulgar o laudo de balneabilidade no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), conforme determina a lei, para a confirmação das informações.

Desde a ‘canetada’ do governo, apenas durante o período eleitoral todos os 21 pontos da orla marítima de São Luís e São José de Ribamar apresentaram plenas condições de balneabilidade. Ainda assim, durante esse período, não se soube de qualquer membro do Executivo, nem mesmo o praieiro governador Flávio Dino (PCdoB), tomando banho de mar.



Comente esta reportagem