Investigado na Máfia de Anajatuba assume o Governo do Maranhão
Política

Investigado na Máfia de Anajatuba assume o Governo do Maranhão

Humberto Coutinho ficará no cargo até o próximo dia 5. Governador e vice saíram de férias pós-eleição

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), tomou posse do Governo do Estado, interinamente, na manhã desta quinta-feira 3, pelo período de três dias. Ele assume seguindo a regra constitucional, em decorrência das férias pós-eleição programas do governador Flávio Dino (PCdoB) e do vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

Conforme revelado pelo ATUAL7 na terça-feira 1º, Coutinho é um dos deputados estaduais investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), por suposto envolvimento na chamada Máfia de Anajatuba. O outro parlamentar é o deputado Eduardo Braide (PMN).

O governador interino do Maranhão é suspeito de, juntamente com empresários, prefeitos, ex-prefeitos e deputados federais, desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e lavagem de dinheiro, que teriam resultado em enriquecimento ilícito.

A farra, segundo o Gaeco e a Polícia Federal, que também investiga a organização criminosa (Orcrim), pode ter atuado em quase 70 prefeituras no Maranhão e desviado algo em torno de R$ 60 milhões, entre os anos de 2005 e 2015. A verba pública roubada, segundo as investigações, seria principalmente da educação, infraestrutura e saúde. O esquema teria sido operado por meio das empresas de fachada A4 Produções e Eventos, Vieira e Bezerra Ltda - EPP (atual F. C. B. Produções e Eventos), Construtora Construir Ltda-ME e M. A. Silva Ribeiro-EPP (antiga M.R. Comércio e Serviço). Todas, segundo o Gaeco, pertencem ao ex-presidente da AL-MA, Carlos Salim Braide, em sociedade oculta com os empresários Fernando Júnior e Fabiano Bezerra.

Outro lado

Em nota distribuída à imprensa ainda na terça-feira, a Assembleia Legislativa do Maranhão confirmou as investigações, porém ressaltou que Humberto Coutinho ainda não havia sido notificado formalmente sobre a instauração de inquérito policial.

Ainda segundo a AL-MA, o pedetista pretende contribuir com o fornecimento de informações a respeito das investigações, caso seja chamado por qualquer órgão de Justiça.



Comente esta reportagem