Arrogante, Eduardo Braide ameaça colocar jornalistas na cadeia
Política

Arrogante, Eduardo Braide ameaça colocar jornalistas na cadeia

Fato aconteceu em recente encontro no Conselho Regional de Medicina

Por JM Cunha Santos

Desconfiem de candidatos que atacam e ameaçam a imprensa. Geralmente eles têm muita coisa podre a esconder. E Eduardo Braide tem. Uma das primeiras investidas desse candidato, depois de passar para o segundo turno, foi ameaçar com processos na Justiça a imprensa que não se alinha ao modelo de comunicação equivocado e às vezes até criminoso do grupo Sarney. É só lembrar o caso Reis Pacheco, dentre outros.

A arrogância do deputado Eduardo Braide não tem limites. Em recente encontro no Conselho Regional de Medicina, o candidato gabou-se dos sucessivos processos contra jornalistas e blogueiros na área cível e os ameaçou processar na esfera penal, ou seja, quer colocar jornalistas na cadeia, o que por si só já denuncia sua arrogância, prepotência e espírito ditatorial. A arrogância é tanta que ele propõe a extinção da blogosfera no Estado. Dirigindo-se aos médicos disse: “Sei que médicos já foram vítimas de blogueiros. Se todos fizessem o que eu fiz, não existiriam mais blogueiros nesta cidade tentando achacar os outros e denegrir a imagem”.

Mas jornalistas lidam com fatos. E é fato real e indesmentível a existência da Máfia de Anajatuba que, segundo denúncias do Ministério Público, tinha entre seus chefes o pai do candidato, Antônio Carlos Braide, Fabiano Bezerra, dono da FCB Produções e Eventos e o dono da Escutec, Fernando Júnior. Essa máfia, conforme a denúncia do MP, desviou R$ 45 milhões de diversas prefeituras.

É real e indesmentível também que o deputado Eduardo Braide destinou R$ 70 mil de suas emendas parlamentares de 2014 para a empresa FCB Produções e Eventos, de propriedade de Fabiano de Carvalho Bezerra, apontado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (Gaeco) como um dos chefes da Máfia de Anajatuba. Fabiano era assessor de Eduardo Braide. A Máfia de Anajatuba foi uma das matérias de maior audiência no quadro “Cadê o Dinheiro que Estava Aqui”, do programa Fantástico da Rede Globo.

Esse é, de fato, um país muito estranho, no qual os que cometem crimes de corrupção permanecem livres e aqueles que denunciam são processados e ameaçados de prisão. A arrogância de Eduardo Braide, processando e ameaçando jornalistas de prisão e propondo a extinção da blogosfera no Maranhão, é um atentado à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão.

A ditadura, já faz tempo que acabou e esse tipo de homem público é, antes tudo, uma ameaça à democracia.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem