Escândalo: Queima de documentos e compra de votos em Mirador
Política

Escândalo: Queima de documentos e compra de votos em Mirador

Áudio que comprova existência do esquema está em posse da PF. Entre os envolvidos estão o atual gestor da cidade e o candidato a prefeito Marquinho

Uma gravação obtida com exclusividade pelo ATUAL7 mostra que o município de Mirador, a 485 quilômetros de São Luís, está protagonizando, nestas eleições, cenas de verdadeiro escárnio e desacato à legislação eleitoral e às autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público do Maranhão.

Os protagonistas do esquema, segundo a gravação, são o atual prefeito da cidade, Joacy de Andrade Barros (PPS); o seu irmão, José Filho; o ex-prefeito Helton Barros Bonfim; e o candidato a prefeito do clã, Marcos Fábio Moreira dos Reis, mais conhecido como Marquinho (PT).

De acordo com o áudio, o detalhamento da forma como é conduzido o crime eleitoral de compra de documentos, para serem queimados e que impedem o eleitor de exercer o seu direito a voto, ocorre principalmente nas madrugadas, mas também, pasmem, até mesmo ao dia, em diversos povoados de Mirador.

O esquema emprega quantia exorbitante e em espécie, à cargo dos envolvidos, que vão até a casa das famílias e adquirem, por preço significante, os documentos essenciais para o eleitor ir votar, e depois queimam, impedindo-o de exercer o seu direito a voto.

Toda a maracutaia está detalhada na gravação, que já se encontra, sob sigilo, em posse da Polícia Federal e da Procuradoria da República no Estado do Maranhão, que estão monitorando todos os envolvidos. Quebras de sigilos telefônicos e monitoramentos com agentes disfarçados da PF em Mirador devem permear as eleições no município.



Comente esta reportagem