Ensino fundamental de São Luís está entre os piores do país, aponta Ideb
Política

Ensino fundamental de São Luís está entre os piores do país, aponta Ideb

Índice foi divulgado pelo MEC na quinta-feira 8. Levantamento mostra que a educação pública municipal caiu ou estagnou

As notas de São Luís referentes a qualidade da educação nos anos iniciais  (4ª série e 5º ano) do ensino fundamental, na rede municipal pública de ensino, que é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, estão entre as piores do país pela terceira vez consecutiva.

A constatação foi divulgada nessa quinta-feira 8, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 – índice que varia de 0 a 10 e leva em conta o rendimento escolar dos alunos (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

De acordo com o resultado apresentado, em duas comparações, uma de longo prazo (entre 2005 e 2015) e outra de curto prazo (entre 2013 e 2015), na disciplina de Matemática, São Luís foi ficou em penúltima colocada entre as capitais do país. O levantamento foi feito pelo ATUAL7 com base nos dados divulgados ontem pelo MEC.

Nas redes sociais, o prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que concorre à reeleição, divulgou números diferentes do resultado apresentado.

Variação das notas de 2005-2015 do Inep / Ranking das capitais

Ainda na comparação de longo prazo, na disciplina de Língua Portuguesa, a situação é ainda mais vexatória, com São Luís aparecendo na vergonhosa última colocação entre as capitais.

Variação das notas de 2005-2015 do Inep / Ranking das capitais

Educação em queda ou estagnada

Além dos anos iniciais do ensino fundamental, o resultado do Ideb em São Luís também desapontou em relação a qualidade da educação nos anos finais (8ª série e 9º ano).

De acordo com o Ideb, a nota de São Luís não atingiu o patamar previsto pelo MEC, que era de 4,5 pontos. Esse resultado não acontecia desde a avalização realizada em 2011, e mostra que a educação pública em São Luís, durante os quase quatro anos completos de Edivaldo Holanda Júnior na prefeitura, caiu ou estagnou.



Comentários 3

  1. Zé Biteco

    Enquanto esse comunista safado não criar vergonha e pague o direito dos profs., nada feito.

  2. Bruna

    Quanto sensacionalismo, pois no geral, São Luís subiu no IDEB no ensino fundamental no todo, ai você fatia uma parte, referente apenas a duas séries do ensino fundamental, e tenta tirar uma conclusão no geral em relacão a todo ensino fundamental, muito tendenciosa essa sua matéria.

  3. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem