Wellington apresenta projeto que reforça combate ao trabalho infantil
Política

Wellington apresenta projeto que reforça combate ao trabalho infantil

Parlamentar quer que pessoas jurídicas flagradas na prática de exploração do trabalho infantil sofram sanções por parte do Estado

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou, durante referência ao intitulado Dia da Infância, celebrado nesta quarta-feira 24, projeto de lei que reforça o combate ao trabalho infantil.

De acordo com o PL, as pessoas jurídicas de direito privado que forem flagradas na prática de exploração do trabalho infantil sofrerão sanções, sem prejuízo do disposto na Lei Federal n.º 8.069/1990 e demais legislações pertinentes.

Entre as sanções, diz o texto do projeto, tem-se a aplicação de advertência, por escrito, na primeira autuação, com prazo máximo de 30 dias para adequação à legislação pertinente e encerramento do trabalho ilegal. Caso haja reincidência, será então imposta uma multa.

Toda a arrecadação oriunda da aplicação de multa será destinada ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o intuito de desenvolver ações preventivas e erradicação do trabalho infantil.

Na mesma sessão, o progressista apresentou ainda um outro projeto de lei, que institui a Semana Estadual de Proteção à Infância. O objetivo do PL é o de conscientizar a população por meio de procedimentos informativos, educativos, organizativos e palestras, a fim de que a sociedade venha a compreender a necessidade de se erradicar o trabalho infantil, combater a exploração sexual e, assim, garantir os direitos sociais assegurados às crianças, como educação, saúde, esporte e lazer.

Ao destacar o projeto Wellington lembrou o papel do Estado e da sociedade como protetores das crianças, sobretudo, no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual.

“Hoje é considerado o Dia da Infância, mas nós não podemos esquecer que nossa luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente ocorre todos os dias. Segundo pesquisas divulgadas em 2014, o Maranhão ocupa o terceiro lugar no ranking do trabalho infantil no Brasil. Em relação à violência sexual, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, em 2015, mais de 603 denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas em todo Maranhão. Por sabermos dessa realidade, apresentamos esses projetos com o intuito de proteger e defender os direitos de nossas crianças e, assim, o futuro de nosso estado”, ressaltou.



Comente esta reportagem