Qual a diferença entre Waldir Maranhão e João Castelo?
Política

Qual a diferença entre Waldir Maranhão e João Castelo?

Ambos são investigados e possuem condenação por corrupção, mas candidata a prefeita de São Luís se afastou de um e se aproximou do outro

Assim como o vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), o deputado federal e ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), é acusado de se locupletar de dinheiro público e responde na Justiça a processos que podem colocá-lo, mais cedo ou mais tarde, na cadeia. Ambos também são condenados a devolver ao erário a verba subtraída dos cofres por onde passaram, além do pagamento de multa.

Qual a diferença entre os dois?

Após almoços e auxílios, Gama diz que não tem entre seus aliados o padrinho de pré-campanha, Waldir Maranhão
Divulgação Sem bigode Após almoços e auxílios, Gama diz que não tem entre seus aliados o padrinho de pré-campanha, Waldir Maranhão

Para o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Polícia Federal e outros órgãos e instituições que barram a ação de corruptos, nenhuma. Para a candidata a prefeita da capital pela coligação “São Luís de Verdade”, deputada federal Eliziane Gama (PPS), porém, a diferença está no que cada um representa para o seu projeto de poder.

A Maranhão, Gama rejeitou publicamente o apoio político após o colega de bancada meter os pés pelas mãos durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara e, logo após, meter as mãos pelos pés durante a rápida mais estridente permanência na Presidência da Câmara.

Antes das ações abobalhadas e que envergonharam o povo maranhense Brasil a fora, Waldir Maranhão andada para cima e para baixo com Eliziane Gama, mesmo estando ela em outro partido, e mesmo sendo ele investigado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e na Lava Jato por propinagem — além de desvio de verba de fundos de previdência municipal e do dinheiro para a construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira.

Com o “amigo” João “Caostelo”, Eliziane Gama diz agora que defende uma São Luís de verdade
Divulgação Com o “Caos” Com o “amigo” João “Caostelo”, Eliziane Gama diz agora que defende uma São Luís de verdade

Pelo apadrinhamento de Maranhão à sua candidatura, Eliziane chegou, inclusive, a afrouxar com o aliado na CPI, num pedido de convocação que havia sido feito por ela própria. Ou seja, pouco importava a candidata pela coligação “São Luís de Verdade” o que Maranhão fez ou deixou de fazer com a verba pública. A rejeição a ele só ocorreu após as confusões no processo de Impeachment e Presidência da Câmara.

A João Castelo, por sua vez, o tratamento é outro.

Com histórico praticamente idêntico ao de Maranhão no que se refere à mágica de fazer dinheiro público sumir, o tucano viu sua desafeta ferrenha virar sua maior aliada, sem nem precisar sair de casa. De olho nos supostos votos cristalizados do ex-prefeito e nos minutos do PSDB para a sua propaganda de rádio e TV, Eliziane Gama correu como uma corça anseia por águas atrás do apoio daquele a quem, até recentemente, ela chamada por “Caostelo”.

Recentemente, durante uma sabatina, ela chegou a desmentir a si própria, chamou o tucano de “amigo”, afirmou que teve contra ele apenas “uma certa oposição” e ainda partiu para cima de quem ouse criticar a herança de descaso e abandono deixada por João Castelo para seus sucessores: “discurso mentiroso”, atacou.

Qual a diferença entre Waldir Maranhão e João Castelo?



Comente esta reportagem