Câmara de Bom Jardim anulará cassação para Lidiane Leite reassumir prefeitura
Política

Câmara de Bom Jardim anulará cassação para Lidiane Leite reassumir prefeitura

Ela foi cassada após fugir da PF pelo desvio de R$ 15 milhões da mereda escolar. ‘Prefeita ostentação” tem o apoio do presidente da Câmara

A Câmara Municipal de Bom Jardim pretende anular, nesta terça-feira 9, em sessão agendada para começar às 10 horas, o ato de cassação do mandato da ex-prefeita Lidiane Leite, conhecida nacional e internalmente como “prefeita ostentação”, para que ela possa reassumir o comando da prefeitura.

Lidiane está cassada desde o dia 5 setembro do ano passado, por se ausentar da cidade por mais de 15 dias sem a autorização dos vereadores, ao fugir do município de Bom Jardim, no dia 20 de agosto do mesmo ano, para não ser presa pela Polícia Federal durante a Operação Éden.

A manobra para o retorno da ex-prefeita se tornou possível após decisão do desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, que deferiu agravo de instrumento, com pedido de liminar, impetrado pelo Poder Legislativo municipal no dia 11 de julho último, para que possa anular ou revogar o decreto de cassação de Lidiane. A decisão é datada do último dia 5, mas só foi publicada na madrugada de hoje.

Lidiane Leite é acusada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal de Lidiane de desvio de R$ 15 milhões por meio de fraude a licitações de merenda escolar durante sua gestão.

A ex-prefeita se apresentou à Polícia Federal em 28 de setembro, e passou apenas 11 dias presa no quartel do Corpo de Bombeiros, em São Luis. Ela chegou a ser afastada, mas acabou sendo formalmente cassada uma semana depois, como atesta o próprio site da Câmara Municipal de Bom Jardim.

Lidiane ganhou liberdade por decisão do juiz José Magno Linhares Moraes, titular da 2ª Vara da Justiça Federal no Maranhão, que revogou a prisão preventiva expedida contra ela, determinou o uso de tornozeleira e a proibiu de entrar nos prédios da prefeitura e das secretarias municipais.

Ontem 8, o mesmo juiz derrubou o último obstáculo que impedia a ex-prefeita de ser reempossada pela Câmara Municipal de Bom Jardim. Ele revogou decisão própria que impedia Lidiane Leite de entrar em prédios públicos municipais. Sem a proibição, o presidente da Câmara e aliado, vereador Arão Silva, pode dar posse normalmente a ela, após a realização de sessão extraordinária revogando o ato da cassação.



Comentários 2

  1. Pingback: Atual7

  2. maria

    se parte da população aprova o retorno dessa mulher é porque gostam de viver como vivem, ou seja, na miséria.

Comente esta reportagem