Mário Macieira avisa alunos da UFMA que disputará a prefeitura
Política

Mário Macieira avisa alunos da UFMA que disputará a prefeitura

Ex-presidente da OAB-MA deixa transparecer que não acredita que estará em uma eventual disputa no segundo turno

O ex-presidente da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, Márcio Macieira (PT), emitiu uma carta aos seus alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na quinta-feira 7, em que informa, com atraso, o motivo de estar sem ministrar aulas desde o último dia 2.

Segundo o próprio Macieira, ele pretende concorrer ao cargo de prefeito em outubro próximo, e por isso precisou se desincompatibilizar do cargo em respeito à Lei Complementar n.º 64/1990, a chamada Lei de Inelegibilidades, que exige o afastamento do cargo [como o de professor de universidade pública] pelo menos três antes do pleito. Quem não obedecer ao prazo de desincompatibilização fica automaticamente inelegível.

O texto não informa, mas Macieira deve disputar a Prefeitura de São Luís como vice na chapa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). A imposição de seu nome é do governador Flávio Dino (PCdoB), de quem é ex-sócio e aliado.

Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que Macieira deixa de lecionar para se dedicar a alguma campanha eleitoral. A primeira foi durante a tentativa de manutenção de poder na OAB-MA, por meio de sua candidata Valéria Laude.

No texto em se que explica aos alunos, Macieira alega que a possibilidade de disputar a prefeitura em outubro próximo “não é uma ambição pessoal”, e que ainda aguarda a eventual aprovação de seu nome em convenção partidária que será realizada pelo PT. Caso o seu nome não seja aprovado, diz Macieira, ele retornará então às salas de aula “com toda a dedicação e prazer”.

Um trecho curioso da carta emitida pelo ex-presidente da OAB-MA diz respeito à sua falta de confiança na presença de Edivaldo Júnior num possível segundo turno — ou ainda a ousadia de acreditar que o pedetista levará a melhor logo no primeiro turno. É que, no texto, o próprio Macieira deixa claro que não estará na disputa de um eventual segundo turno. “Se meu nome for aprovado [na convenção do PT], ficarei afastado pelo menos até as eleições de primeiro turno”, diz.

Leia abaixo a íntegra da carta de Márcio Macieira:

Carta do Professor Mário Macieira aos alunos do 3º Período Matutino

Queridos alunos do 3º período da UFMA. Comunico-lhes que ao longo deste semestre letivo surgiu a possibilidade de eu vir a ser candidato nas eleições de 2016. Não é uma ambição pessoal, mas vejo o momento como grave e que exige de nós participação ativa.

Segundo a LC 64, art. 1º, II, L., os servidores estatutários que não se afastarem do cargo até 03 meses das eleições ficam inelegíveis Por isso desde o ultimo dia 02 não dei mais aulas.

Até a eventual aprovação do meu nome em convenção partidária, cujo prazo vai de 20 de julho a 05 de agosto, ficarei afastado do cargo de professor. Se o meu nome não for aprovado, volto às aulas com toda dedicação e prazer. Se meu nome for aprovado, ficarei afastado pelo menos até as eleições de primeiro turno.

Sei do peso e do impacto desta decisão para vocês, e não vejo razão para tão absurda previsão legal, já que um servidor público sem poder de direção não tem como abusar do poder e se beneficiar eleitoralmente. De todo modo é exigência da Lei.

Fico preocupado com vocês, porém não tenho outra solução senão o afastamento temporário das minhas funções.
Forte abraço a todos.



Comente esta reportagem