Depois do PR e PRP, PT também chantageia Edivaldo Júnior
Política

Depois do PR e PRP, PT também chantageia Edivaldo Júnior

Prefeito de São Luís tem até a próxima quinta-feira 28 para decidir se aceita ou não o novo Chatô eleitoral

O Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou, na noite dessa segunda-feira 25, uma especie de chantagem eleitoral ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Depois de retirar da disputa duas pré-candidaturas que já estavam postas – do deputado estadual Zé Inácio e do advogado Mário Macieira – em prol da garantia de que teria a vice na chapa do pedetista, a Executiva Estadual do PT ameaça deixar a aliança caso Edivaldo não confirme, imediatamente, a vaga.

A celeuma se iniciou após o prefeito ter aberto diálogo com o PSB, do senador Roberto Rocha, para a indicação de seu filho, o vereador Roberto Rocha Júnior, para a vice da chapa, em troca de apoio socialista ao seu projeto de reeleição.

Ao perceberem a ameaça, os petistas resolveu emitir um documento em que dão até a próxima quinta-feira 28 para que Edivaldo se decida. Para aumentar a pressão, alianças firmadas entre as duas legendas em outros municípios – como Imperatriz, Timon e Balsas – também foram colocadas na mesa. Até o PCdoB, partido do governador Flávio Dino e que tem a prerrogativa da vice, foi citado no documento. Para fortalecer o Chatô eleitoral, alguns petistas chegaram ainda a insinuar uma possível aproximação com o pré-candidato a prefeito Wellington do Curso (PP), que aparece como terceira via na disputa.

Mais chantangens

Apesar da exposição negativa, o PT não é o único partido a chantagear Edivaldo para manter o apoio prometido.

Desde o início do ano, o Partido da República (PR) mandou recado ao prefeito de São Luís, por meio do secretário de Articulação Política da Prefeitura de São Luís, o ex-deputado estadual Hélio Soares. O recado foi simples e direto: bastava que o governador Flávio Dino (PCdoB) efetuasse o repasse de R$ 5 milhões para a conta de uma das empreiteiras do deputado estadual Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual do PR, para a legenda entrasse de cabeça, corpo e alma no projeto de reeleição de Edivaldo.

Há pouco menos de um mês, quem também iniciou um Chatô eleitoral no pedetista foi o nanico Partido Republicano Progressista (PRP), por meio de seu presidente estadual, o ex-vereador Severino Sales.

Mesmo se dizendo amigo e aliado do prefeito – e ocupando o cargo de secretário municipal Extraordinário de Relações Parlamentares – Sales ameaçou deixar a aliança pela reeleição de Edivaldo caso o PRP não fosse beneficiado na coligação, isto é, caso não faça parte do “chapão”, que é a coligação partidária que reúne os principais partidos da base.

Até agora, todas as chantagens a Edivaldo parecem ter dado certo. Talvez por isso mesmo que o PT decidiu aplicar a estratégia.

Vale relembrar que essa mesma estratégia de chantagear o candidato em troca de apoio foi utilizada inicialmente pelo próprio partido de Edivaldo Júnior em 2014, porém sem êxito, já que a vice do governador Flávio Dino acabou ficando com o PSDB.



Comentários 4

  1. Heitor

    Política é assim mesmo, aticulações acontecem a todo momento, mas creio que o PT seguirá o bom senso e perceberá que qualquer aliança que não seja com Edivaldo, será de enorme incoerência, por isso acho que o partido só está tentando pressionar para ter o vice na chapa, não vão apoiar ninguém que não seja Edivaldo.

  2. Fernando

    Tenho certeza que isso foi arquitetado por Monteiro para dar as rédeas do partido aos Sarneys novamente... Por essas e outras que o PT nunca foi nada além de coadjuvante aqui em São Luís.

  3. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem