Lista da AL-MA trará filhos e sobrinho de desembargadores lotados na Casa
Política

Lista da AL-MA trará filhos e sobrinho de desembargadores lotados na Casa

Empregos foram dados pelo presidente Humberto Coutinho. Relação de nomes e salários de deputados e servidores atende determinação da Justiça

Dentre os nomes que serão revelados na relação de servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, deve chamar a atenção os de filhos e até de um sobrinho de desembargadores do Poder Judiciário maranhense. A lista deve ser fornecida até a próxima semana pelo deputado Humberto Coutinho (PDT), presidente da Casa, ao juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, em determinação a um pedido feito pelo Ministério Público.

Na lista de filhos e um sobrinho de membros do TJ-MA estão, por exemplo, um irmão da desembargadora e ex-corregedora-geral de Justiça, Nelma Sarney. Lotado na Casa desde o dia 9 de fevereiro do ano passado, Telmo Mendes da Silva Filho ocupa o cargo em Comissão, Símbolo DAS-3, de Secretário Executivo.

Apesar da crise que afeta o setor econômico de todo o país, quem também não foi afetada pela alta do desemprego foi a filha da desembargadora e ex-presidente do TJ-MA, Cleonice Freire. Themis Silva Freire foi nomeada na Casa no dia 10 de fevereiro de 2015, para o cargo em Comissão, Símbolo DANS-1 de Assessor Parlamentar.

Também ganhou um emprego na Assembleia a filha do desembargador Jamil Gedeon. Nos quadros do Legislativo estadual desde o início de fevereiro de 2015, Mizzi Gomes Gedeon ocupa o cargo em Comissão, Símbolo DANS-1, de Assessor Parlamentar.

Outro que tem um filho na AL-MA é o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, também desde o 1º dia de fevereiro do ano passado. Karlos Parabuçu Santos Figueiredo dos Anjos ocupa o cargo em Comissão, Símbolo DANS-1, de Assessor Parlamentar.

Do desembargador Jorge Rachid, a Assembleia Legislativa do Maranhão tem em seu Quadro Pessoal o filho, Jorge Rachid Mubarack Maluf Filho, nomeado para o cargo em Comissão Símbolo Isolado-1 de Subprocurador Judicial, desde fevereiro do ano passado.

Único a não ter filho lotado no Poder Legislativo estadual, o desembargador Antonio Fernando Bayma Araújo se diferencia dos demais desembargadores por ter na Casa um sobrinho. Trata-se de Gustavo Araújo Vilas Boas, nomeado no cargo em Comissão Símbolo Isolado-1, de Subprocurador Institucional do Quadro de Pessoal da Assembleia Legislativa, desde o dia 1º de fevereiro de 2015.

Segundo servidores que trabalham na Assembleia Legislativa ouvidos pelo ATUAL7, de todos os parentes dos desembargadores maranhenses, apenas o subprocurador Gustavo Vilas Boas aparece na Casa, mas ainda assim, em dias incertos, e nem assim permanece no trabalho pelo período correto da jornada de trabalho determinada pela legislação, de 8 horas.

Todos os filhos e o sobrinho dos magistrados são nomeados em cargos da cota exclusiva do presidente da Assembleia Legislativa, ou seja, não são cargos de gabinete de deputados, mas da estrutura administrativa da Casa, o que aumenta as suspeitas de tráfico de influências entre Humberto Coutinho com membros do Poder Judiciário do Maranhão, conforme denúncia feita no início deste mês ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



Comentários 18

  1. Pingback: Atual7

  2. Hugo Alves

    as duas noras do conselheiro edimar cutrim que estavam fantasmas na Assembleia? isoneraram tb? pq o presidente do TJ cassou a açao que iria fazer um pente fino no TCE? mesmo com a midia descobrindo o filho de waldir maranhao? afinal é nosso R$ q ta em jogo

  3. Pingback: Flaviana Froes Abreu Pavão era lotada na Casa desde fevereiro de 2015. Há suspeitas de que ela recebia salário sem trabalhar - Cajú

  4. PAULO ROBERTO DA CONCEIÇÃO

    Rapaz esse mundo é pequeno, quem diria. Esses desembargadores aí em 2006 fizeram 4.000,00 funcionários perderem o emprego, com o famoso concurso público realizado pelo TJ do Maranhão. Concurso esse realizado só no Maranhão.Nem no Piauí que fica ao lado fizeram .Jamil Gedeon que entrou pela janela no Tj, só por que é amigo de Roseana Sarney, que era governadora ná época. Mundo pequeno esse.

  5. Pingback: Atual7

  6. Nemias

    Vai aparecer também com absoluta certeza nessa lista de funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do Maranhão o nome da mulher do enrolado prefeito de Viana Chico Gomes, de nome Linete Gomes. E se duvidarem ainda do seu filho, secretário de Finanças daquele município, Augustus Gomes!

    Com essa Max Barros, esse cínico vai te deixar em maus lençóis. Em Viana a máscara dele há muito já caiu (quase ninguém quer a sua reeleição, por isso não é à toa que esse mala está em último lugar em todas as pesquisas de intenção de votos.

  7. Pingback: Atual7

  8. Guterres

    Um absurdo! Infelizmente, o que move a grande maioria desses cretinos desembargadores do TJ/MA são as relações mercantilistas com as partes endinheiradas e seus advogados, todo mundo sabe disso! Todo mundo sabe também que nessa Corte ninguém faz filantropia a ninguém, tudo é movido, pelo menos, por uma troca de favores. Ademais, assessores de desembargadores são rotulados em todos os meios como símbolo de esquemas.

    Agora que o traquino governador Flávio Dino escalou logo ele, o "probo" presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, pra fazer tráfico de influência com membros do poder judiciário maranhense é demais! Vejam o quão esses desembargadores são tarados por um jabazinho! O CNJ precisa fazer de uma vez por todas uma reprimenda a essas práticas!

    Por essa razão é que é muito difícil, hoje, alguém conseguir alguma decisão contra o Governo do Maranhão naquele tribunal! Uma simples liminar num Mandado de Segurança é coisa raríssima! Uma vergonha!!! Logo você Flávio Dino que dizia em tempos passados que o Sarney era "o inimigo da democracia"!

  9. EIDER

    Eita esculhambação danada essa. Daí o porquê do governo do estado(Humberto Coutinho/Flávio Dino) não perder uma nesse tribunal traquino. Uma troca de favor que acaba saindo barato pro governo.

  10. Pingback: Atual7

  11. Pingback: Atual7

  12. Pingback: Atual7

  13. Pingback: Atual7

  14. Pingback: Atual7

  15. Pingback: Na farra da Assembleia parentes de magistradossão servidores com altos salários

  16. Pingback: Atual7

  17. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem