“É urgente fazer um governo de salvação nacional”, diz Michel Temer
Política

“É urgente fazer um governo de salvação nacional”, diz Michel Temer

Presidente interino falou pela primeira vez à nação em cerimônia que deu posse a 23 ministros

O presidente interino Michel Temer (PMDB) empossou os novos ministros do governo e falou pela primeira vez à nação na tarde desta quinta-feira 12 . No discurso de 30 minutos, Temer pregou a união do país, defendeu o equilíbrio fiscal e redução de gastos como meio de sair da crise e apostou em ambiente atrativo para investimentos, mas foi além e afirmou que o Brasil precisa de “salvação” e que o caminho para isso é o diálogo.

“É urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. É urgente fazermos um governo de salvação nacional”, destacou. “O povo brasileiro há de prestar sua colaboração para tirar o país dessa grave crise em que nos encontramos. O diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos desafios para avançar e garantir retomada do crescimento”, disse.

Temer disse que o país precisa resgatar a credibilidade por meio de parcerias público-privadas para gerar empregos e recuperação a economia. “O Estado precisa cuidar da segurança, da saúde e da educação. O restante pode ser compartilhado com a iniciativa privada”, declarou.

Para recuperar a economia, o presidente interino defendeu que é fundamental que estados e municípios tenham autonomia. “Estados e municípios precisam ganhar autonomia verdadeira, sob a égide de uma federação real”, disse. Ele comentou que vai levar para frente as reformas trabalhista e previdenciária, para garantir o pagamento das aposentadorias e a geração de empregos.

Miche Temer garantiu que os programas sociais do governo Dilma Rousseff serão mantidos, pois, segundo ele, o que funciona bem precisa ser continuado. Sabemos que o Brasil, lamentavelmente, ainda é um país pobre. Reafirmo, e o faço em letras garrafais, que vamos manter os programas sociais Sabemos que o Brasil, lamentavelmente, ainda é um país pobre. Reafirmo, e o faço em letras garrafais, que vamos manter os programas sociais”, disse. Ele citou o Bolsa Família, o Pronatec, o Minha Casa Minha Vida.

Como prometido anteriormente, Temer comentou sobre a Operação Lava Jato, mas foi breve: “A Lava Jato tornou-se referência e, como tal, deve ser protegida de qualquer tentativa de enfraquecê-la”.



Comente esta reportagem