Calote de Edivaldo deixa 85 mil alunos sem aula por tempo indeterminado
Política

Calote de Edivaldo deixa 85 mil alunos sem aula por tempo indeterminado

Professores iniciam greve após prefeito de São Luís se negar a pagar reajuste salarial de 11,36%, determinado por lei

Os professores da rede pública municipal de São Luís iniciam, nesta quarta-feira 25, uma greve que segue por tempo indeterminado. A paralisação ocorre após o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) se negar a pagar o reajuste salarial de 11,36% e a melhorar as condições de trabalho dos docentes, principalmente do que se refere à reforma de da maioria esmagadora das unidades escolares pertencentes ao município, que estão em situação precária.

Com a greve, 85 mil alunos ficarão sem aula em São Luís, sem previsão de retorno.

Uma das unidades de ensino abandonadas por Edivaldo Júnior é a Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, única em tempo integral da capital, localizada na Camboa. Denúncia do deputado Wellington do Curso (PP) aponta para problemas no telhado e paredes da escola, além de dezenas de carteiras quebradas. Vidros que por pouco não caíram na cabeça das crianças nunca foram repostos. As cercas de proteção da creche escola também nunca sofreram qualquer manutenção desde que o pedetista assumiu, em janeiro de 2013.

O calote aplicado pelo prefeito de São Luís diz respeito ao não pagamento do reajuste garantido, em acordo com os professores, por meio da Lei nº 5.877. Edivaldo Júnior tem proposto aos docentes um reajuste de apenas 10,67%, que, apesar de próximo do valor a ser pago conforme determina a lei, só seriam quitados por Edivaldo de forma escalonada ou parcelada em três vezes, ou, no máximo, em duas vezes, sendo a primeira parcela em junho e a outra em novembro.

Esta é a segunda vez que a categoria paralisa as atividades na gestão do prefeito Edivaldo Júnior. A primeira aconteceu em 2014, pelas mesmas reivindicações, e durou mais de 100 dias.



Comentários 16

  1. Alice

    Essa situação toda é muito delicada, tanto que tem professores que apoiam e outros não. Só que acredito que decidir pela greve deveria ser a última medida. O sindicato está sendo completamente inflexível e imaturo.

  2. Bruno

    Depois de tantos acordos e tantos benefícios concedidos aos professores, é assim que o sindicato retribui? Foram conceditos varios reajustes salariais nos últimos anos. E o pior é que o prefeito ainda sai com a fama ruim. Sendo que os próprios professores não queriam nem participar dessa greve.

  3. Alfredo

    Depois de tantos acordos e tantos benefícios concedidos aos professores, é assim que o sindicato retribui? Foram conceditos varios reajustes salariais nos últimos anos. E o pior é que o prefeito ainda sai com a fama ruim. Sendo que os próprios professores não queriam nem participar dessa greve.

  4. regina b.

    Sou professora e não me sinto representada por essa greve. Principalmente após as declarações de Elisabeth Castelo Branco, onde claramente se pode perceber um interesse não coletivo, mas sim pessoal, do sindicato com essa greve. Não apoio a medida pois ela prejudica milhares dos nossos estudantes, atrasa nosso ano letivo, bagunça nossa conteúdo programático... isso traz algum benefício? Acho que não... Muitos professores não concordam igualmente. Essa greve é uma farsa descarada.

    1. sidney

      Acredito que há professores comprometidos com a educação. Mas as greves e o sindicato estão colocando todos no mesmo saco.
      É muito importante manifestações como a sua professora.

  5. Rodolfo

    Essa greve é inaceitável, caro Yuri. Outras negociações já fora propostas e essa última da prefeitura foi a mais aceita por boa parte classe. Até porquê eles sabem das intrigas promovidas entre sidicato e a secretaria de educação. Esse é o alerta que deixo aqui: o sindicato é manipulador!

  6. Samuel

    Essa greve não tem nem razão de existir. A pŕefeitura já tentou acordos e não tão aceitando. Ta parecendo mais uma questão política do sindicato, porque os professores nem queriam a greve.

  7. Marli

    Quando as notícias colocam que 85 mil alunos ficarão sem aulas, o povo se volta contra a prefeitura, mas quando se sabe que é por causa de 1% a diferença entre o aumento pedido e o proposto, aí a população se volta contra quem? o Sindicato está dando um tiro no próprio pé!

  8. Gledson

    Sou professor e apoio a greve. Professor que nao adere é pq é egoista, está defendendo seus interesses pessoais. Dizer que compromete o ano letivo, desde a gestão de Castelo que o calendário é comprometido. Trabalho em uma escola precária, os que mais sofrem sao os alunos. No meu ponto de vista, professor que não adere a greve é conivente cm o descaso da educação em Slz. Aceita trabalhar em condicoes precárias. A greve é legitima e justa. O prefeito nao quer pagar o reajuste do piso nacional. Quer parcelar um reajuste inferior. Isso é imoral, merecemos respeito. E muitos que comentam aqui nao sofrem o q sofremos nessas escolas sucateadas.

  9. Gledson

    Todo ano temos que nos humilhar e mendigar reajuste ao prefeito, pq ele nao respeita a lei do piso. Os professores precisam ser respeitados e principalmente, apoiados pela sociedade. E toda greve de professores sempre aparece a turminha dos comissionados e blogueiros, para desqualificar o movimento.

  10. Gledson

    Só sendo mt cego ou muito puxa saco do prefeito, para não perceber o caos que está na Educação municipal. Salas de aula sem estrutura, em muitas escolas, como a que eu leciono, quando chove alaga tudo. Merenda escolar ruim, escolas sem seguranças, bibliotecas inexistentes, quadras poliesportivas caindo aos pedaços, alunos sem transporte escolar etc etc etc....São só alguns exemplos de como o prefeito trata a Educação. A greve é legitima e justa.

  11. sidney

    Será que ninguém ainda não percebeu que as greves de professores só afetam os pobres que dependem da educação pública. A educação pública já é um caos, com greve então...
    E tem mais. Vão ficar sem trabalhar por tempo indeterminado e vão continuar recebendo. É o direito que onera os cofres públicos. Prejuízo pra prefeitura, prejuízo para os alunos, prejuízo para a sociedade como um todo. Alunos desmotivados e mais uma vez prejudicados vão passar de ano sem aprender direito e terão dificuldades quando forem submetidos a testes.
    É a classe intelectual do país. Muito bem preparada e que detém bons conhecimentos mas é a classe mais insatisfeita e que mais faz greve.
    É greve todo ano minino!!!!!!

    1. Joana

      Vamos ve quem mais prejudica os alunos. Professores lutam para melhorar seu ambiente de trabalho e consequentemente o espaço onde milhares de crianças que dependem desses espaços para estudar, enquanto isso o prefeito vira as costas para esses mesmos alunos, deixando as escolas totalmente sem condições de funcionamento, sem água, sem ventiladores, sem água potável, sem material didático e pedagogico,ao ponto do professor ter que tirar de seu próprio bolso para custear xerox para alunos e seu pincel para escrever no quadro branco.
      Têm escolas que nem começaram o ano letivo de 2016. E agora quem prejudica os alunos?
      Nós professores fazemos é contribuir para que a máquina administrativa do município funcione, pois se não fosse a ajuda dos professores a coisa estaria bem pior! E ainda têm pessoas com a coragem de dizer que professores prejudicam alunos.
      Por favor gente vamos saber ser justos, professor também é profissional e trabalha porque precisa e tem mais, têm renda própria e uma lei que os ampara, o prefeito só tem que aplicar o dinheiro que chega para a educação, com responsabilidade!

  12. Mary Luce

    Infelizmente tive a oportunidade de ler todos os comentários,fico triste com algumas declarações mas quero dizer que o professor que se considera professor não consegui fazer de conta que ensina,os livros didáticos não chegaram em muitas escolas inclusive na minha não foram suficientes para todas as salas,infraestrutura precária na maioria das escolas entre outros itens.Quanto ao Piso é pra ser respeitado e não tem essa de diferença de 1%,a categoria ia receber 5% em junho e o restante somente no final de novembro,quem garante que será cumprido...O TAC foi assinado na greve passada e até o momento quase nada foi cumprido.Acho que deveríamos visitar uma Escola para sabermos a real realidade.

  13. Cacia

    Contra fatos, não há argumentos! O reajuste parcelado é imoral. A categoria encontra-se dividida, pq não é politizada. As greves são votadas, em sessões abertas. Sem dúvidas, as greves deveriam ser utilizadas como último recurso. Apesar disso, é notório que a educação de São Luís nada avançou nesta gestão. Temos escolas que não funcionam por conta de terem sido tomadas por bandidos, e essa é apenas uma das situações lamentáveis que envolve a educação pública municipal de São Luís. Não é apenas uma, duas, vinte, trinta... são inúmeras escolas em situações precárias. ISSO POR SI SÓ SERIA MOTIVO PARA PARAR DE FAZER A EDUCAÇÃO "empurrando com a barriga", no "jeitinho brasileiro". Daí, frente ao caos instalado, muitos professores se esforçam para ao menos receber um salário compatível com os aumentos do custo de vida/inflação. Falar do professor é muito fácil. Quero ver tirar do pouco que ganha para tentar "tapar os buracos" que surgem diariamente.

    Como vimos recentemente, é super normal um reajuste de quase 17% para ministros que já ganham 33 mil, mas é um GRANDE ABSURDO o professor fazer greve para ter reajuste de 10% num salário de 2 mil. Hipocrisia, a gente vê por aqui [sempre].

  14. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem