Escutec: Diferença entre Edivaldo e Wellington pode ser de 2,3%
Política

Escutec: Diferença entre Edivaldo e Wellington pode ser de 2,3%

Aplicação de margem de erro no limite máximo e mínimo para os dois pré-candidatos favorece o deputado do PP

Pesquisa Escutec/PMDB, divulgada na segunda-feira 11, revelou que a diferença entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o deputado estadual Wellington do Curso (PP), no cenário mais próximo da realidade para o pleito, é bem menor do que a discutida nos porões do Palácio dos Leões e de La Ravarière.

Edivaldo tem 16,9% de intenções de voto e Wellington tem 8,6%. Como o índice de rejeição e de desaprovação do primeiro é altamente elevado, e a rejeição da população ao segundo é de apenas 1%, considerando a margem de erro do levantamento, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%, a diferença entre os dois pode ser ainda menor, de apenas 2,3%.

Explica-se:

Se aplicadas 10 pesquisas, em mais de nove delas Edivaldo Júnior terá percentuais entre 13,9% e 19,9% e Wellington do Curso ficará com índices variando entre 5,6% e 11,6%.

Aplicando-se a margem de erro no limite máximo e mínimo para os dois candidatos, o prefeito de São Luís poderia ter, hoje, 19,9% das intenções de votos, contra 5,6% de Wellington, uma diferença de quase 15 pontos percentuais.

Mas como quem está em queda rasante é o prefeito, e o deputado pode ser analisado como fenômeno político já que pontuou bem na pesquisa mesmo sem se anunciar pré-candidato a prefeito e por isso já é recebido como “terceira via” na disputa, o mais provável é que Edivaldo esteja com apenas 13,9%, e Wellington encostando nele, com 11,6%, numa diferença de apenas 2,3 pontos percentuais.

A mesma análise também pode ser aplicada em relação a deputada Eliziane Gama, que apareceu em primeira colocada no levantamento Escutec como 26,0%. Apesar de ainda se manter na liderança do processo eleitoral, a pré-candidata estagnou e ainda mantém rejeição maior que o adversário, de 3,1%. Logo, é provável que ela tenha pontuado apenas 23 pontos percentuais, contra os 13,9% de Wellington do Curso, um diferença de menos de 9%.

Registrada sob o número MA-01393/2016, a pesquisa Escutec ouviu 1001 pessoas, entre os dias 5 e 7 de abril, e mostrou, portanto, que a eleição no São Luís ainda está indefinida, e que, mesmo com Edivaldo Holanda Júnior sendo bancado por duas máquinas, se as eleições fossem hoje, Wellington do Curso é quem disputaria o 2º turno contra a pré-candidata, com chances reais de virada do deputado do PP.



Comente esta reportagem