Adriano enquadra Bira: “Trate agora, que está no governo, de trabalhar”
Política

Adriano enquadra Bira: “Trate agora, que está no governo, de trabalhar”

Deputado do PSB também foi enquadrado pelo próprio líder do governo Flávio Dino na Assembleia, Rogério Cafeteira

Um dia depois do deputado Wellington do Curso (PP) enquadrar o deputado Edivaldo Holanda, o Holandão (PTC), foi a vez do deputado Adriano Sarney (PV) seguir na mesma linha e enquadrar o deputado Bira do Pindaré (PSB). Foram cerca de 5 minutos de massacre.

Durante um acalorado debate, Adriano pontuou que não dá mais para utilizar a todo instante a desculpa de tudo é “culpa da oligarquia de 50 anos” para justificar discursos vazios e atitudes incoerentes do governo dinista.

“O governo Flávio Dino, agora, tem que trabalhar pelo benefício do povo do Maranhão para conquistar votos, por que esse artifício de culpar a oligarquia não vai mais render votos. Ele tem que trabalhar e mostrar bons resultados”, disparou.

Em aparte, Bira do Pindaré afirmou que o deputado do PV tenta “negar a existência de uma oligarquia no estado do Maranhão” e afirma haver “alguns estudos científicos produzidos aqui mesmo no Maranhão, de cientistas renomados que já constaram cientificamente a existência dessa oligarquia”.

Ao questionar o argumento de Bira do Pindaré, Adriano Sarney citou como exemplo o ex-senador Epitácio Cafeteira, que foi governador do Maranhão de 1987 a 1990 e que, pela lógica dos governistas, ele teria sido partícipe da “oligarquia”. O questionamento provocou a participação imediata do próprio líder do governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), que acompanhou Adriano e também enquadrou o colega de bancada.

“O ex-governador Cafeteira foi deputado federal, prefeito de São Luís, três vezes deputado e duas vezes senador. Todos os cargos que ele ocupou foram pelo voto popular. E eu acredito que passaram bons e maus governadores. Não é uma questão pontual. Apenas um grupo é culpado por tudo que tem de ruim? Eu nunca defendi isso! Agora acho que o maior julgador é o povo do Maranhão”, disse o deputado, que é sobrinho do ex-senador.

Mais enquadramento

Para Adriano Sarney, é preciso que a base aliada dinista avance no discurso e pare de se esconder no argumento da “oligarquia”. “Vamos acabar com esse discurso eleitoral de oligarquia, porque eu sei que Vossa Excelência quer se reeleger, mas trate agora, que está no governo, de trabalhar para o povo do Maranhão, porque esse discurso de oligarquia não vai mais lhe reeleger, e nem vai mais reeleger o governador. O povo quer asfalto, abastecimento de água, saúde e educação, aspectos que não estão indo bem no governo Flávio Dino”, disparou em direção a Bira.

O parlamentar do PV ressaltou ainda que vários membros da base não-alinhada ao governo classificaram de oportunismo a postura do governador, que agora defende a presidente Dilma Rousseff (PT), mas que se elegeu no Maranhão coligado PSDB, partido que nacionalmente é opositor ao PT da presidente. Segundo Adriano Sarney, a realidade dos fatos está sendo distorcida pela “propaganda comunista”.

“A propaganda no governo Flávio Dino é competente e sabe distorcer os fatos, atacar o mensageiro em vez da mensagem, aquela coisa rasteira de querer atrapalhar o pensamento livre e a opinião pública. E uma argumentação que sempre volta a ser falada aqui é a da oligarquia que supostamente acabou com o Maranhão. Trata-se de um argumento cansativo, que já foi batido”, explicou.



Comente esta reportagem