Survival International premia Fernando Furtado como “Racista do Ano”
Política

Survival International premia Fernando Furtado como “Racista do Ano”

Comunista foi premiado pelos comentários feitos em discurso numa reunião com madeireiros e fazendeiros no município de São João do Caru

Fernando Furtado, suplente de deputado estadual maranhense no exercício do mandato pelo Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, foi o vencedor do prêmio “Racista do Ano" de 2015, promovido pela Survival International, movimento global que defende os direitos dos povos indígenas.

O comunista foi premiado pelos comentários feitos num discurso em julho deste ano, em que afirmou que se deveria deixar os indígenas da Amazônia morrerem de fome. Ele também os chamou de "um bando de veadinho”. Depois de causar indignação no Brasil e crise no Palácio dos Leões pelo fato de ser da base e do partido do governador Flávio Dino, Furtado foi forçado a emitir uma retratação formal, em estratégia que serviu para abafar o caso pela Comissão de Direitos Humanos e pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Maranhão, presididas, respectivamente, pelos colegas de governo Zé Inácio (PT) e Fábio Macedo (PDT).

Em discurso numa reunião com madeireiros e fazendeiros, Furtado referiu-se aos indígenas brasileiros nos seguintes termos: “Índio diz que não sabe plantar arroz. Então morre de fome, desgraça, é a melhor coisa que tem. Porque não sabem nem trabalhar”.

O discurso foi feito durante uma audiência pública, na qual o parlamentar do PCdoB compareceu a convite da Associação dos Produtores Rurais do município de São João do Caru, próximo à fronteira com o território indígena dos Awá, numa área de floresta rara pré-amazônica. Inúmeros incêndios iniciados por madeireiros ainda ardem furiosamente nesta área, ameaçando as vidas de centenas de indígenas da tribo Awá. O território também inclui um grupo de indígenas isolados, considerado um dos povos mais vulneráveis do planeta.



Comentários 4

  1. ANANIAS SALOMÃO NETO

    Porque os blogueiros e Jornais aliados do Leões estão omitindo que o Fernando Furtado, deputado estadual maranhense e do PC do B aliado de primeira hora de Flavio Dino governador Maranhense que é do PC do B !!!!!

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

  4. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem