Política

“Japonês da Federal” pede em vídeo convocação de excedentes de concurso da PF

Newton Ishii faz campanha no Facebook em favor dos excedentes de concurso de 2014. Agente ficou famoso por executar prisões na Operação Lava-Jato

O agente da Polícia Federal (PF) Newton Hidenori Ishii, conhecido como “Japonês da Federal”, publicou um vídeo no Facebook (assista abaixo), em que pede a deputados federais a convocação dos excedentes do concurso da PF de 2014. “Precisamos de vocês para juntar forças para combater a corrupção e tornar o Brasil mais justo, ok? Um abraço a todos e conte comigo.”

O vídeo, da página “Agentes Federais do Brasil”, teve mais de 470 mil visualizações, na esteira da exposição conquistada por Ishii na mídia por sua atuação na Operação Lava Jato. Ele está sempre presente nas prisões da operação e inspirou uma marchinha de carnaval:  "Aí meu Deus/ me dei mal/ bateu à minha porta/ o Japonês da Federal", diz o refrão da música, composta por Thiago Souza para o concurso de marchinhas carnavalescas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

Todo preso que chega à carceragem de Curitiba - ou é transferido -, aparece ao lado do policial em toda e qualquer foto. Foi assim com José Carlos Bumlai, Marcelo Odebrecht, João Vaccari Neto, Pedro Corrêa, Ricardo Pessoa. Todos eles com Ishii, que quase sempre está de óculos escuros e colete.

Newton Ishii, o japonês da PF pede a convocação dos excedentes do concurso da Polícia Federal.Agentes Federais do Brasil

Posted by Agentes Federais do Brasil on Quinta, 17 de dezembro de 2015

Efetivo da PF

No Facebook, policiais denunciam que até 200 agentes se desligam da PF por ano. Segundo o blog “O antagonista”, 600 agentes terminariam o curso de preparação nessa sexta 18 para iniciar o trabalho.

Polêmica envolvendo o agente

Ishii foi citado em gravação de conversa do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso pela Java Jato. Em diálogo com o parlamentar e o advogado de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira, cita o agente da PF como o “japonês bonzinho”. O trio foi preso no dia 25, por suspeita de tentar prejudicar a Lava Jato e planejar uma fuga do ex-diretor da Petrobras.



Comente esta reportagem