Servidores em greve distribuirão “Sopão da Conciliação” em frente ao TJ-MA
Política

Servidores em greve distribuirão “Sopão da Conciliação” em frente ao TJ-MA

Movimento paredista completará 48 dias amanhã. Entidades sindicais e organizações não-governamentais também podem colaborar voluntariamente com a ação social

A partir desta segunda-feira 30, servidores do Poder Judiciário estadual, que completarão 48 dias em greve, realizarão uma ação social todas as noites em frente a sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, localizada na Praça Dom Pedro II, em São Luís: o “Sopão da Conciliação”, que será distribuído para a população carente da capital das 20 horas às 5 horas.

Na última sexta-feira 27, último dia da Semana Nacional da Conciliação, por determinação do desembargador Jamil Gedeon, uma audiência de conciliação entre a administração do TJ-MA e o Sindicato dos Servidores da Justiça do (Sindjus) Estado do Maranhão chegou a ser realizada, no intuito de encontrar uma solução consensual que ponha fim pacífico à greve e possibilite o retorno da categoria às suas atividades normais. Porém, diante do impasse criado pelo representante do Judiciário, o diretor-geral Herbet Pinheiro Leite, os servidores decidiram manter a greve e deflagrar a nova ação.

A ideia, segundo o comando do movimento paredista, é chamar a atenção da sociedade para a real situação em que o TJ-MA se encontra na gestão de Cleonice Freire, que, segundo o Sindjus, se recusa a negociar a solução razoável e dentro da lei para o pagamento das perdas inflacionárias constitucionais da categoria, referentes ao período de janeiro a dezembro de 2014, no índice de 6,3%.

Além das ações em frente ao prédio do TJ-MA, o sindicato tem ainda cobrado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o desarquivamento do pedido de inspeção financeira na administração do Judiciário maranhense, que tem preterido um direito constitucional dos servidores, que é a recomposição do poder de compra da categoria que está sendo corroído, mês a mês, pela inflação, mas inexplicavelmente encontra recursos e argumentos para pagar todos os pleitos da magistratura.

O “Sopão da Conciliação” será precedido com um ato ecumênico. As entidades sindicais e organizações não-governamentais que quiserem colaborar voluntariamente com a ação social poderão entrar com a Secretaria Geral do Sindjus e falar com Edi, por meio dos telefones: 98 3232-5497 ou 98 251-5796.



Comentários 2

  1. Maranhense

    Tribunal de Justiça do Maranhão: Suspeita de desvio de mais de R$350 mil em obra do Fórum de Caxias

    "http://www.sindjusma.org/subpage.php?id=3094_tribunal-de-justi-a-do-maranh-o-suspeita-de-desvio-de-mais-de-r-350-mil-em-obra-do-f-rum-de-caxias.html"

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem