Mário Macieira usa Compromisso da OAB-MA para favorecer Valéria Lauande
Política

Mário Macieira usa Compromisso da OAB-MA para favorecer Valéria Lauande

Atual presidente da Seccional maranhense distribuiu áudio em que alerta a conselheiros que os mais de 70 novos advogados "participarão das eleições"

A uma semana para as eleições dos novos membros do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Maranhão e das respectivas subseções, a chapa encabeçada pela advogada Valéria Lauande corre o risco de ser impugnada pela a comissão eleitoral do pleito.

Desde ontem 12, o atual presidente da Ordem e patrono da candidatura de Lauande, Mário Macieira, compartilha em grupos de WhatsApp o áudio abrigado três parágrafos abaixo, em que convoca os conselheiros a estarem presentes na Solenidade de Compromisso de mais de 70 novos advogados, que acontece às 11h desta sexta-feita 1, na sede da Seccional Maranhense, no Calhau. Macieira, que tenta angariar apoio à sua candidata no evento oficial, lembra que "todos eles [novos advogados] participarão das eleições" ao alegar a necessidade de comparecimento dos "companheiros". O caso configura-se como uso indevido da máquina.

— Companheiros de Conselho, amanhã vamos ter às 11 horas, na OAB, o Compromisso de mais de 70 advogados. Todos eles participarão das nossas eleições. Eu peço, com todo o afinco, com toda a ênfase, que o maior número de conselheiros possível se faça presente a esse Compromisso. Peço especialmente àqueles que têm cargos de presidentes de Comissão, presidentes de Órgãos da OAB. Peço a todos que estejam presentes. Amanhã precisamos estar todos lá nesse Compromisso. São 70 novos advogados a prestarem Compromisso a exatamente uma semana das nossas eleições, e nós precisamos estar todos lá. É um pedido do presidente, do amigo, do companheiro. E eu quero que todos estejam lá. É um apelo que faço — disse.

No comando da Seccional maranhense desde 1995, a Oligarquia a qual pertence Macieira tenta se perpetuar no poder por meio da eleição de Valéria Lauande, chegando a inclusive subtrair material de campanha da chapa adversária, a Renovar para Mudar, como ocorreu recentemente no Fórum de Timon, e dando destaque para a conselheira federal em eventos oficiais da entidade. Todas ações efetuadas sob a complacência e - pasmem! - vibração fora da lei do atual presidente.

As eleições para a OAB-MA acontecerão no dia 20 de novembro em todo o estado. Clique e ouça o áudio em que Mário Macieira abusa do poder.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem