Propinagem no governo Flávio Dino chega ao conhecimento do MPF
Política

Propinagem no governo Flávio Dino chega ao conhecimento do MPF

Ex-assessora especial e secretário de Assuntos Políticos tiveram conversas vazadas onde tratam de dinheiro com líder indígena

Já está oficialmente de posse do Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão o caso de propinagem envolvendo a ex-assessora especial do governador Flávio Dino (PCdoB), Simone Limeira, e o secretário de Assuntos Políticos  Federativos, Márcio Jerry Barroso.

Acusada de corrupção pelo líder indígena guajajara Uirauchene Alves Soares, ao tentar fazer a própria defesa, a ex-assessora do governador acabou confessando que locupletou-se de pelo menos 4 mil reais oriundos de propina paga por Uirauchene, e que teria utilizado o dinheiro para "atividades do Carnaval em Grajaú", onde pretende concorrer ao cargo de prefeita em 2016 com a ajuda de Dino e do PCdoB.

O caso chegou ao conhecimento do MPF-MA no início da semana, após ação movida pela deputada estadual Andrea Murad (PMDB), principalmente parlamentar de oposição ao governo, que solicitou ao órgão que apure os fatos.

Intimidade com Flávio Dino tem garantido sensação de impunidade à Simone Limeira diante da confissão de pixuleco
Grajaú de Fato Protegida pelo Leão Intimidade com Flávio Dino tem garantido sensação de impunidade à Simone Limeira diante da confissão de pixuleco

O envolvimento de Jerry no pixuleco se deu pelo vazamento de conversas no aplicativo WhatsApp entre o líder indígena e o secretário estadual. No diálogo, aparentemente, ele oferece dinheiro a Uirauchene Soares pelo fim das manifestações dos índios que acamparam em frente aos Palácio dos Leões e na Assembleia Legislativa em protesto contra os atrasos no pagamento do transporte escolar.

Na representação motiva por Andrea Murad, a parlamentar pede que o MPF instaure um inquérito administrativo para apurar os dois casos. Entre as investigações que devem ser feitas, por exemplo, está a suspeita de que o dinheiro recebido por Simone Limeira tenha partido dos cofres públicos, por meio de pagamentos feitos pelo próprio governo a empresa Fabíola S. Carvalho - ME, de ligações com Uirauchene.

Proteção dos Leões

Única a ser exonerada do cargo - a pedido - pelo governador Flávio Dino desde a descoberta da maracutaia, Simone Limeira ainda mantém aproximação oficial com o governo, sempre ostentando a intimidade que tem com o chefe do Executivo.

Depois de aparecer ao lado do comunista na sua recente passagem por Grajaú – quando fez até discurso em evento oficial do governo -, a ex-auxiliar envolvida em propinagem fez questão de mostrar, em entrevista a uma rádio local, quem tem a proteção direta do Palácio dos Leões.

Ao comentar sobre o caso, ela afirmou que tem de Flávio Dino garantias de que é o governo quem a defenderá das acusações de Uirauchene.

“Ele [Uirauchene Soares] pagará isso na Justiça. A Justiça vai chegar. Nós já estamos acionando a Justiça. O governo Flávio Dino já se colocou à disposição. O próprio advogado dele [Flávio Dino] vai cuidar do caso. Então, não é a Simone, é o governo Flávio Dino que vai tomar as atitudes”, declarou ela, ainda ameaçando: “Se ele for duro, vai aguentar”.



Comentários 3

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: FLÁVIO DINO, QUE RECEBEU DINHEIRO DE EMPRESAS DA LAVA-JATO EM SUA CAMPANHA, LANÇA PROGRAMA SUSPEITO DE DESVIOS MILIONÁRIOS – Blog Filipe Mota

  3. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem