Eleição para nova diretoria estadual do PMDB pode ser adiada
Política

Eleição para nova diretoria estadual do PMDB pode ser adiada

Processo para nova a direção da legenda no Maranhão é suspeito de estar sob violações nas normas estatutárias

Em encontro realizado com a imprensa maranhense nesta sexta-feira 23, os peemedebistas Andrea Murad, Hildo Rocha e Ricardo Murad apresentaram as propostas da chapa "Renovar para Crescer", já protocolada no PMDB estadual.

Durante a reunião, foi explicado o processo eleitoral para nova a direção da legenda no Maranhão, previsto para acontecer no próximo dia 30, e revelado falhas graves no processo de eleição considerada pela chapa como viciada, por ao longo dos últimos anos ter apresentado apenas chapa única.

Em sua fala, Ricardo Murad apontou algumas das violações nas normas estatutárias - como comunicados fora do prazo e ausência de informações sobre o pleito - que podem provocar o adiamento da eleição e assim garantir os direitos da "Renovar para Crescer" concorrer democraticamente de acordo com o que dispõe o Estatuto do PMDB.

- É importante que se respeite o prazo que nós precisamos ter para fazer campanha. Nós queremos ter a oportunidade de ir aos diretórios, de ir aos convencionais apresentar as nossas propostas, pra depois disso ter eleição. Mas não pode ser: convocar no dia 20, com 2 dias termos que apresentar chapa e com 10 dias você ter que votar. Temos um fato grave e vamos pedir a anulação dessa reunião do diretório, pedir a convocação de uma nova reunião de diretório para fixar os membros, com 45 dias antes do pleito. O estatuto garante isso para preservar a democracia interna, o direito de concorrer - explicou Murad.

Já o deputado federal Hildo Rocha declarou que a chapa representa o desejo de ter um PMDB forte não apenas no Brasil, mas no Maranhão, considerado atualmente uma legenda apequenada pela forma como vem sendo conduzida nos últimos anos.

Anunciado como um dos principais incentivadores da candidatura de Andrea Murad à Presidência do diretório estadual, Hildo Rocha disse ainda que a deputada reúne condições e capacidade de renovar o partido.

- O partido, por causa da sua direção, não ouve a base. Quando o partido quer fazer algum ato sai colhendo as assinaturas. Não é o correto. O correto é reunir os filiados do partido, conversar e haver o debate democrático. Ora, se só existe democracia porque existe partido político e o partido é fundamental para a democracia, como é que não existe democracia dentro do partido? E o PMDB há muitos anos deixou de ser democrático. As decisões partidárias elas são individuais e não democráticas. O que Andrea traz de novidade é essa capacidade que ela tem de ouvir. Eu vejo na Andrea a pessoa que personaliza o PMDB que nós queremos no Maranhão. Andrea reúne qualidades suficientes para fazer com que o partido PMDB cresça novamente - pontuou.

A deputada Andrea Murad, por sua vez, relatou que as propostas da chapa "Renovar para Crescer" são frutos de conversas com peemedebistas em todo o Maranhão, que revelaram as insatisfações com o atual diretório. A parlamentar também contou sobre o apoio maciço dos membros que desejam ver o partido renovado no estado.

- Todos, sem exceção, que eu consigo entrar em contato estão insatisfeitos com o partido e por isso demonstram total apoio à nossa chapa que realmente se propõe a trazer algo novo para o partido. Levar o PMDB a todos os 217 municípios já que hoje está reduzido a menos da metade; apoiar diretórios municipais nas prestações de contas anuais; garantir toda assistência jurídica e contábil aos nossos candidatos antes, durante e depois das eleições; e utilizar os recursos do fundo partidário, por exemplo, garantindo material gráfico, pesquisas eleitorais, assessoria de marketing; e também uma centra de estudo que se discuta e proponha soluções para os problemas do estado. Temos recursos e estes devem ser utilizados em benefícios de todos - explicou a candidata à presidência.



Comente esta reportagem