Andrea Murad ameaça hegemonia de três décadas de João Alberto no PMDB-MA
Política

Andrea Murad ameaça hegemonia de três décadas de João Alberto no PMDB-MA

Senador maranhense é acusado de fraudar o processo por meio de uma reunião e uma convocação fantasmas

Mais do que uma simples disputa interna, a eleição para o comando do Diretório Estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Maranhão, marcada para ocorrer no próximo dia 30, representa a possibilidade cada vez mais iminente de um fato histórico: o fim de 30 anos de controle absoluto do senador João Alberto de Souza sobre a legenda no estado.

Acostumado a concorrer nas últimas três décadas em chapa única, Carcará - como é mais conhecido o senador cacique no Maranhão - passou a ter seu poder sobre PMDB estadual ameaçado após a entrada da deputada estadual Andrea Murad na disputa.

Para manter-se no comando do partido, João Alberto teria, segundo acusa o deputado federal Hildo Rocha, até mesmo fraudado a ata da reunião do Diretório Estadual que marcaria o início da contagem do prazo até o dia da votação. Uma reunião e uma convocação fantasmas também estão entre as acusações contra o ainda presidente da agremiação estadual.

As fraudes e ações fantasmas, de acordo com a chapa Renovar para Crescer, teriam como mote a redução forçada do prazo para o processo eleitoral, que pelo estatuto do partido deveria durar 45 dias, mas foi reduzido para 10 dias, evitando que Andrea Murad, que encabeça a chapa, possa visitar e apresentar as propostas da Renovar para Crescer para todos os 93 diretórios municipais da legenda.

Em outra frente, a ameaça de derrota levou o senador maranhense a negociar a retirada de candidatura do deputado estadual e afilhado político, Roberto Costa, a prefeitura de Bacabal.

Apontado como favorito na disputa municipal de 2016, antes de ser sacrificado, Costa chegou a transferir o titulo de eleitor para a cidade no final do mês passado, em cumprimento ao que determina o artigo 9º da Lei das Eleições, mas acabou tendo de embarcar nos sinais de medo do padrinho, inclusive tendo de flertar com o vereador Fábio Câmara, em busca de apoio, para que Carcará, que não pode fazer no PMDB-MA uma nova Operação Tigre para exterminar a oposição interna, não tenha o bico adunco e alto quebrado por Andrea Murad.



Comentários 1

  1. Pingback: O senador inútil, inoperante, servil, submisso; está na hora de “pular” fora, assim como o seu sarney…. | Imprensa Alheia

Comente esta reportagem