PCdoB, PP e PDT trabalham para eleger Jerry a prefeito e Weverton para o Senado
Política

PCdoB, PP e PDT trabalham para eleger Jerry a prefeito e Weverton para o Senado

Plano de permanência no poder funcionará em especie de escadinha e, se aceito pela população, alcança quase duas décadas

O plano, na cabeça dos chefões do PCdoB, PP e PDT no Maranhão, é simples e não precisa combinar com a população, ainda inebriada com a vitória de Flávio Dino em 2014 pelo fato do comunista ter derrotado a cinquentenária Oligarquia Sarney - com ajuda de sabujos do próprio Clã.

Para manter a hegemonia das legendas, os caciques preparam uma especie de escadinha de cargos eletivos, onde alguns sentariam no poder mesmo sem ter ganhado um único voto, e que terminaria com Flávio Dino (PCdoB) na Presidência da República, Weverton Rocha no Senado Federal, Edivaldo Holanda Júnior do governo do Maranhão e Márcio Jerry na Prefeitura de São Luís.

O plano começa nas eleições de 2016, com o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos encabeçando a chapa de reeleição do prefeito Edivaldo Júnior como vice. Se eleitos, Edivaldo deixa a prefeitura dois anos depois, em 2018, e passa a ser vice de Flávio Dino na disputa do comunista pela reeleição, abrindo a prefeitura para Jerry, autor do plano, assumir mesmo ser ter ganho um único voto.

Eleitos Dino e Edivaldo a governador e vice-governador do Maranhão, mais quatro anos depois, em 2022, o comunista concorrerá à Presidência da República, e a disputa pelo comando do Palácio dos Leões será do pedetista.

A partir daí, se a população continuar inebriada, os partidos aliados em subserviência e os de oposição amedrontados, o plano pode ainda se estender por mais oito anos, com Márcio Jerry como vice de Edivaldo no Executivo e, logo depois, assumindo o controle do Estado como governador de fato e finalmente de direito.

Black bloc no Senado

No plano, a entrada de Weverton Rocha se dá somente em 2018, como um dos candidatos do grupo ao Senado Federal - a outra vaga já está garantida para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, que sairá do PDT para concorrer por outro partido.

Para garantir a vaga e apoio, Weverton sacrificará dois anos antes, em 2016, a Prefeitura de Imperatriz, negando legenda para a odontóloga Rosângela Curado na época das convenções, para ceder espaço para o delegado Assis Ramos, do PP, em acordo fechado com o vice-presidente da Câmara Waldir Maranhão, que lhe embarcará na empreitada.

À Curado, restará os dois anos restantes de mandato de deputada federal. Waldir, que não disputará o Senado para apoiar Weverton Rocha, continuará na eleição como deputado federal, aguardando a disputa por uma das vagas do Maranhão na Câmara Alta em 2026. Em 2030, Márcio Jerry será o candidato único do novo Clã maranhense ao Senado.



Comentários 9

  1. Antonio

    Esse filme já passou, só que com um pequeno imprevisto no roteiro, a PF apreendeu mais de 1 milhão na Lunus inviabilizando a candidatura de Roseana Sarney a Presidência da República, o resto todo foi feito, Tadeu Palácio foi o Márcio Jerry da época, até Cafeteira virou Senador...

  2. Roberto

    Prefiro eles nos senado que os Sarneyzistas que so trabalham pra eles, e nunca fazem nada pelo povo. Lobão e João Alberto nunca mais.

  3. Mauro

    Weverton é um dos deputado mais atuantes que faz parte da atual bancada, se de fato for candidato a senado, voto, assim como votei para deputado. Vamos la meu deputado.

  4. Rafael Mendes

    Ta sabendo mais que o proprio PC do B hein? Marcio Jerry não é candidato a nada, e la vem as ideias mirabolantes do vai que cola.

  5. Diego

    Até as eleições de 2016 vocês ainda vão dar muitos vice na chapa de Edivaldo, no outro blog da Mirante saiu hoje que a vice é Helena Duailibe (PMDB), no outro blog saiu que é Honorato (PT), ta difícil acompanhar essas apostas da blogosfera.

Comente esta reportagem