Política

Reforma no Centro de Formação de Codó está garantida, afirma César Pires

Garantia foi dada pela secretária de Educação do Maranhão, Áurea Prazeres, em reunião recente com o parlamentar

O deputado estadual codoense César Pires, do DEM, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 13, com o jornalista e radialista Alberto Barros, da Rádio FC FM 96.5, conversando sobre atividades parlamentares de sua autoria relacionadas ao município de Codó.

O deputado César Pires, durante audiência com a secretária Áurea Prazeres
Blog do Acélio Trindade Mais benefícios O deputado César Pires, durante audiência com a secretária Áurea Prazeres

De acordou com informações do Blog do Aécio Trindade, que cobre a região, durante a conversa, Pires destacou uma visita feita à titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Áurea Prazeres, tratando de dois assuntos de grande importância para a cidade.

Um deles diz respeito ao estado de abandono em que se encontra o Centro de Formação do Codó, construído há anos no conjunto habitacional Vereda, no bairro São Francisco, porém nunca inaugurado.

Segundo o parlamentar, ao cobrar por atenção do governo Flávio Dino para o local, Prazeres informou sobre a já existência de recurso, na ordem de 232 mil reais, para reformar o ambiente.

“Eu estive com a secretária Áurea Prazeres em audiência prolongada, antes de vir pra cá. Naquele momento, coloquei que era inadmissível a situação que tá vivendo o centro de formação, aonde ali podem ser capacitados inúmeros professores além de servir de abrigo para outros tipos de trabalho”, revelou, lembrando ainda que a obra é de sua gestão, quando lutou pela construção da unidade também em outros municípios maranhenses.

“Aquele obra é de minha gestão, uma opção que eu fiz não só aqui mas em Imperatriz, Pinheiro e Açailândia, mas não tive a oportunidade de inaugurar”, disse.

“Ela me disse: César, eu já fiz o levantamento, lá mandei os técnicos lá, a obra deu 232 mil [reais]. Já está reservado o recurso. O governo já liberou o recurso pra poder fazer. Era um pedido nosso, quando eu tive com o governador Flávio Dino eu fiz esse pedido pra ele, ele pediu que eu fizesse o expediente, fiz o expediente, registrei esse requerimento nos anais da Assembleia como ele pediu e fiquei feliz de chegar com Áurea e ela me atendeu com muita presteza, com muita dignidade e dizer que já está reservado o dinheiro, os 232 mil [reais] pra poder fazer aquilo”, concluiu, mas sem se referir ao prazo.

Escola do KM 17

Outro assunto que também foi tratado na reunião de trabalho entre o deputado e a secretária estadual de Educação diz respeito à escola construída no KM 17, também da lavra do deputado César Pires.

Segundo o democrata, a última medição já foi feita, e a própria Áurea Prazeres prometeu colocar a escolar para funcionar.

Além do funcionamento regular da escola, César Pires agregou a ideia de transformar o local também em um centro de formação para trabalhadores da agricultura familiar, uma fez que a instituição, com o total de seis salas, é ampla e pode funcionar nos três turnos.

“A Escola do Km 17, já foi feita a última medição, as pessoas estiveram comigo lá, eu fui até a Áurea ela disse – não se preocupe que eu também vou concluir. Eu pedir – Áurea, são 6 salas de aula que podem funcionar 18 turmas, 6 pela manhã, seis pela tarde, seis pela noite e era importante colocar, Alberto, dado a região ali, colocar um centro de Formação também pra formar tecnólogos no campo da agricultura familiar para que as pessoas possam ser capacitadas para melhorar a produtividade, ou seja, gastar a mesma quantidade de tempo, gastar o mesmo espaço físico utilizado pra produção, mas aumentar a produtividade”, concluiu o deputado.



Comente esta reportagem