Nepotismo no governo Flávio Dino é denunciado pela base aliada na Assembleia
Política

Nepotismo no governo Flávio Dino é denunciado pela base aliada na Assembleia

Deputado Vinícius Louro mostrou que parentes da mulher de Simplício Araújo foram nomeadas pelo secretário na pasta de Indústria e Comércio

O deputado estadual Vinícius Louro (PR), da base aliada do governador Flávio Dino na Assembleia Legislativa, utilizou a tribuna na sessão desta quarta-feira (1º) para denunciar casos de farra de cargos públicos existente no próprio Governo do Maranhão, mais especificamente na Secretaria de Indústria e Comércio, comandada pelo ex-deputado federal Simplício Araújo.

O secretário nepotista Simplício Araújo e o governador camarada Flávio Dino, durante a briga pelo controle das contas do Estado, em 2014
PCdoB Governo da mudança O secretário nepotista Simplício Araújo e o governador camarada Flávio Dino, durante a briga pelo controle das contas do Estado, em 2014

De acordo com o deputado, parentes da mulher de Simplício, Yasmine Maia, e amigos mais próximos do secretário figuram nos mais altos escalões na Indústria e Comércio. "São Maias, Carvalhos e Carvalhos Brancos, como protagonistas do maior gabinete de empregos já visto", detonou.

Entre os parentes da esposa de Simplício Araújo com boquinhas no governo estão Layla Gonçalves Mendes de Carvalho Barbosa, nomeada no cargo de Assessora Jurídica da pasta; Lúcio Moura Maia, nomeado como secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; e Daniel Maia de Carvalho, nomeado no poderoso cargo de Superintendente de Políticas e Infraestrutura Industriais.

No caso de Lúcio Maia, além do nepotismo, a situação é ainda mais grave e alcança mais fundo ainda o dinheiro dos cofres do Estado.

Desde o dia 26 de janeiro, sob determinação do próprio Simplício Araújo, Lúcio é um dos ordenadores dos recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Industrial (FDI) do Maranhão, junto ao Banco do Brasil. Entre as liberdades dada pelo secretário ao parente da esposa estão a de solicitar a abertura de contas de depósitos em nome da FDI-MA; efetuar resgate de aplicações financeiras; cadastrar, alterar e desbloquear senhas de contas para os sistemas do BB e; a mais perigosa de todas, efetuar transferências e pagamentos.

Outro sinecurado é Raphael Nogueira Carvalho Branco, filho de Klebinho Branco, manda-chuva da Band de Pedreiras, que também ganhou um boquinha especial, onde responde como Supervisor de Informática da Secretaria de Indústria e Comércio. Por não ter qualquer parentesco com o secretário, ele é o único que, embora imoral, não tem sua nomeação configurada como nepotismo.

A iniciativa de Vinícius Louro de utilizar a tribuna da Assembleia para denunciar atos de corrupção no governo Flávio Dino já havia sido anunciada profeticamente pelo Atual7 no início da semana, após troca de insultos em um grupo fechado no WhatsApp entre o deputado e Simplício Araújo, sob a leitura de que o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry Barroso, em vez de procurar trabalhar e contornar o bate boca entre o Louro e o secretário, estava ocupado demais nas redes sociais achincalhando a Pastoral Carcerária.



Comente esta reportagem