Othelino Neto atropela Flávio Dino e Nauro Machado para atingir José Sarney
Política

Othelino Neto atropela Flávio Dino e Nauro Machado para atingir José Sarney

No último dia 12, o governador do Maranhão reinaugurou uma praça no Centro Histórico da capital com o nome do poeta maranhense

Na intenção de atingir o ex-senador José Sarney (PMDB), o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) vem atropelando, desde o dia 17, o governador Flávio Dino, mesmo partido, e o poeta e escritor maranhense Nauro Machado, um dos maiores nomes da literatura e filosofia do país.

Em indicação apresentada a junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Othelino solicitou a troca do nome da ponte José Sarney, no centro da capital, pelo nome como já é conhecida popularmente: ponte do São Francisco. A alegação é que uma lei federal proíbe este tipo de homenagem, e por isso uma Comissão Especial seria instalada, em atendimento a um requerimento de sua autoria, para fazer um levantamento de todos as obras e logradouros públicos do estado que têm nome de pessoas ainda vivas.

O requerimento foi aprovado na sessão desta segunda-feira (22), contra os votos dos deputados Andrea Murad, Nina Melo e Roberto Costa, do PMDB; Edilázio Júnior e Adriano Sarney, do PV; e Sousa Neto, do PTN.

Ocorre, porém, que - além da Lei 6.454 ter sido instituída em 1977 e a ponte ter sido "batizada" de José Sarney em 1969 - o próprio Dino reinaugurou, no último dia 12, com a presença do homenageado, a obra de revitalização da Praça Nauro Machado, uma das mais importantes do Centro Histórico de São Luís.

Durante a reinauguração, o poeta maranhense, que esteve no local acompanhado da esposa, mesmo acometido de crises de labirintite, ouviu do governador que a reforma da praça ocorreu "em primeiro lugar", porque ele merece a homenagem.

"Nós tivemos de reformar essa praça, em primeiro lugar porque o Nauro Machado merece. O Nauro é um homem valente, além de ser um homem gentil, genial, corajoso, visceral. Além de tudo, ele está aqui numa generosidade extrema, com o nosso governo e com a cidade que ele ama, porque ele está aqui meio tonto, com labirintite", declarou Flávio Dino, em meio a pedido de aplausos do público presente ao homenageado.

Sem tomar conhecimento de que seria constrangido publicamento pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, o comunista ainda emendou na reinauguração da praça: "E eu tenho a presença do Nauro aqui, e da sua companheira de vida inteira, a professora Arlete, mostram o quanto é importante esse momento".



Comentários 1

  1. Matheus

    Nauro Machado merece ser homenageado, pois ele é um grande escritor e uma figura importante para a nossa cidade. Já José Sarney não merece nem um grão de areia do nosso estado, já sugou tudo oque a gente tinha e não merece ser homenageado, e tudo o que ele fez na sua carreira politica foi nada mais e nada menos do que a sua obrigação.

Comente esta reportagem