Suely Torres pode pegar três anos de cadeia por corrupção com verba da educação
Política

Suely Torres pode pegar três anos de cadeia por corrupção com verba da educação

MP acusa prefeita de Matões de fragmentar despesas para reforma e ampliação de escolas no município

A prefeita de Matões, Suely Torres e Silva pode pegar de três meses a três anos de cadeia, além do pagamento de multa, perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, por crimes cometidos contra os cofres do município com verbas da educação.

Ela é mãe do deputado federal Rubens Pereira Júnior, do PCdoB, e esposa da raposa ficha suja Rubens Pereira, o Rubão, sinecurado como diretor Institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, embora a Lei da Ficha Limpa do Servidor proíba sua nomeação para o cargo. Além de Suely Torres, o secretário municipal da pasta, Oziel Silva Oliveira, também pode ser enquadrado nas mesmas penas.

A prefeita de Matões e secretário municipal de Educação são acusados pelo Ministério Público (MP) do Estado Maranhão de apresentarem prestação de contas irregular e deixarem de publicar instrumento de contratos e seus aditamentos na imprensa oficial.

Na Ação Civil Pública ingressada pelo MP contra a dupla, também foi apontado que houve fragmentação de despesas para reforma e ampliação de escolas em Matões.

De acordo com a promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, autora da ação, as irregularidades cometidas por Suely Torres e Oziel Silva ferem os princípios constitucionais da legalidade, publicidade e da probidade administrativa, causando prejuízo ao erário.

A promotora entrou ainda com pedido de liminar para indisponibilidade dos bens dos dois, no valor da multa de R$ 42.006,12 a ser imposta em caso de condenação.



Comente esta reportagem