A pedido de Eliziane Gama, CPI do Sistema Carcerário vai investigar caos em Pedrinhas
Política

A pedido de Eliziane Gama, CPI do Sistema Carcerário vai investigar caos em Pedrinhas

Maior complexo penitenciário do estado permanece palco de regalias e fugas de presos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, destinada a investigar a realidade dos presídios brasileiros, aprovou, na terça-feira (5), uma visita in loco ao Maranhão para realizar diligências no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o maior do estado. O requerimento foi apresentado pela deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA), aliada do governador Flávio Dino (PCdoB), mas que vem despontando estadual e nacionalmente pela forte independência no mandato.

Escada utilizada para o resgate dos presos foi abandonada no local
Atual7 Pedrinhas Escada utilizada para o resgate dos presos foi abandonada no local

- Sou de um estado em que o debate sobre sistema prisional é muito presente. O Maranhão figura no cenário nacional e internacional por causa dos vários casos de violência e homicídios dentro do sistema e pela quantidade exacerbada de mortes, até se fala em pena de morte não institucionalizada - esclareceu.

A data da visita ao Maranhão para verificar as condições das unidades prisionais maranhenses e também acompanhar a atual crise no sistema penitenciário ainda não foi agendada. Há suspeitas de que presos ainda possuam regalias como uso de celular, aparelhos de TV e realização de churrasco e rodas de pagode dentro das celas.

Conhecido como uma dos piores penitenciárias do país, Pedrinhas tem sofrido há anos com superlotação, mortes, rebeliões, falta de higiene, fugas cinematográficas, deficiência na vigilância, déficit de defensores públicos e precariedade na estrutura das unidades.

A exemplo do governo anterior, a falta de ações concretas do governo Flávio Dino para mudar esse quadro tem culminado no aumento dos problemas enfrentados nos últimos meses pelo governo maranhense.

Segundo autoridades estaduais, por exemplo, partiu de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas os telefonemas que avisaram criminosos a posição exata de homens do choque nos arredores dos presídios, que se posicionavam para impedir um resgate há cerca de um mês, quando o Presídio São Luís 3 foi crivado de balas de fuzis AK 47 e 556. Por lá, apesar da Inteligência da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) possuir um Guardião monitorando tudo, só neste ano, além das mortes e princípios de rebelião, os presos conseguiram fugir pelo portão, por corda, escada e até de "macaquinho".

Diante do quadro de caos, questionada pelo Atual7 se tinha conhecimento do risco da vinda da CPI do Sistema Carcerário ao Maranhão passar uma imagem negativa de Flávio Dino para o país, e se não maquiaria o diagnóstico do sistema prisional do estado, Gama foi taxativa: "Claro que sim. Vamos mostrar tudo".



Comentários 1

  1. fabiano

    Sinceramente nao vejo caos nesse sistema, houve fuga homens armados com fuzis fizeram e aconteceram não só com o sistema mais com as polícias tb, poucas mortes se comparado com até a mesma época do ano passado. Vi vc citar coisas de épocas antigas, porém não vi vc falar que hoje todos os presos do estado estão fardados e presos em suas respectivas celas, não vi vc falar que.hoje grande parte das unidades os presos assistem aula. Resumindo a história o caos que vc fala era coisa do passado, procure situar tb as coisas boas ou então compare o sistema hoje com oque era.antes, onde os presos faziam túneis direto estuprava mulheres de outros internos pois os mesmos viviam soltos....... mostre os fatos meu caro e não palavras soltas

Comente esta reportagem