Política

Zé Inácio defende Lula e Dilma de desistência de refinaria em Bacabeira

Obra recebeu investimentos federais de R$ 1,8 milhão antes de ser encerrada pelo governo federal

O deputado estadual Zé Inácio, do PT, saiu em defesa de seus companheiros de partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, nessa terça-feira (3), em acalorada discussão na Assembleia Legislativa sobre o encerramento dos projetos de investimento para a implantação da refinaria Premium I, cuja obras estavam em andamento no município de Bacabeira.

O deputado estadual do PT, Zé Inácio
JR lisboa/Agência AL Novato O deputado estadual do PT, Zé Inácio

Segundo dados de balanços da Petrobras, a refinaria Premium I teve investimentos federais na ordem de R$ 1,8 bilhão - em valores não-atualizados monetariamente.

Apesar de defender a formação de uma frente parlamentar para pressionar a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia a rever a decisão de encerrar a obra, Inácio rebateu a proposta de uma Moção de Repúdio do deputado César Pires (DEM) contra a decisão de Dilma e da presidente estatal, Graça Foster, e a acusação do deputado Othelino Neto (PCdoB), que culpou diretamente o ex-presidente Lula pelo prejuízo no empreendimento.

- O nosso papel não é simplesmente o de fazer bandeira política em favor da refinaria, lutas partidárias. Nós temos que criar uma comissão e uma frente parlamentar suprapartidária em favor do Maranhão e que possamos envolver o governador Flávio Dino - defendeu o petista.

Novato na Casa, o deputado do PT acabou sendo durante repreendido por Othelino.

- A crítica ao fim do sonho da refinaria não se trata de um desaforo a presidenta Dilma, e muito menos ao governo do PT. Sou filiado ao PCdoB com muito orgulho, o nosso partido pertence a base de apoio da presidente Dilma, mas nem o fato do meu partido fazer parte da base de apoio da presidenta Dilma, me permite fechar os olhos para um ato escandaloso como esse que foi não trazer mais a refinaria para o Maranhão. Em primeiro lugar sempre estará o meu Estado - rebateu o comunista.

Zé Inácio ainda polemizou com o antigo companheiro de partido, Bira do Pindaré (PSB), que também acusou Dilma e Lula.

- O Othelino até que não me surpreende, pois parece que ele ainda está sentindo que está no PPS, fazendo sempre oposição ao governo federal. Mas o que me causa estranheza é a forma como o deputado Bira se manifesta dizendo que o presidente Lula, que é a maior liderança hoje viva desse país, seja o culpado pelo fracasso da refinaria - provocou.



Comente esta reportagem